Por a 26 Outubro 2022

O Restauro da Casa de Serralves — um projeto de autoria do arquiteto Álvaro Siza — foi o vencedor do Prémio do ImobiliárioEXPRESSO / SIC NOTÍCIAS, na categoria de “Reabilitação e Reconstrução” na subcategoria “Turismo”.

Fotografias: Fernando Guerra | FG+SG

O projeto de recuperação e adaptação da Casa de Serralves foi distinguido na IV.ª Edição dos Prémios do Imobiliário, organizados pela SIC Notícias e pelo semanário Expresso. As mais de cinquenta candidaturas em  diversas categorias – habitação, comércio, escritórios, turismo e equipamento público/património cultural – foram avaliadas por um júri composto por personalidades de reconhecido mérito no setor da construção e imobiliário. Na área da reabilitação e reconstrução – turismo, a candidatura de Serralves destacou-se pela qualidade do projeto assinado por Álvaro Siza.

Recorde-se que, o projeto do restauro da Casa de Serralves assegurou a total integridade do histórico edifício, dotando a Casa de melhores condições para acolher visitantes, em particular pessoas com mobilidade reduzida e, em simultâneo, renovando estruturas e revestimentos, assim permitindo alcançar o ambiente museológico necessário para acolher importantes exposições, como as da Coleção Miró propriedade do Estado Português, à guarda do Município do Porto e em depósito de longo prazo na Fundação de Serralves.

Visitar a Casa de Serralves é assim como viajar no tempo, uma vez que é um exemplar único da arquitetura Art Déco dos anos 30 do século XX. Com grande rigor decorativo e qualidade de materiais, a Casa, na sua concepção e construção, teve a intervenção de nomes significativos da época como José Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques-Émile Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt.

O projeto de recuperação e adaptação da Casa de Serralves teve o apoio da Câmara Municipal do Porto, nos termos do protocolo assinado em julho de 2019, que definiu as condições de depósito da Coleção Miró em Serralves.

0
Would love your thoughts, please comment.x