Por a 11 Outubro 2022

O projeto passa pela reconfiguração interna de um apartamento térreo numa villa tipicamente georgiana com uma única porta principal. A remodelação foi levada a cabo pelos arquitetos do gabinete inglês Loader Monteith.

Loader Monteith; Fotografia: Dapple Photography

Quando Eilidh e Roddy consultaram os arquitetos sobre este projeto, a equipa teve de avançar para um trabalho de campo, o mesmo é dizer, fazer pesquisa. “Munidos com uma série de imagens evocativas que apelam ao calor e ao tato, os nossos clientes sabiam bem o que queriam ter como resultado. O seu apartamento térreo, que consiste numa parte de uma villa georgiana, tinha a cozinha localizada numa projeção de um andar no jardim das traseiras. Parecia desconfortável, estava desligada do resto da propriedade num espaço surpreendentemente escuro”.

A sala de jantar – um espaço bem proporcionado com um pé direito alto clássico e cornija ornamentada – era pouco mais do que uma via para a cozinha, e o percurso tortuoso para o corredor através do lobby exacerbou ainda mais esse facto.

O plano? Criar um espaço adequado à vida do casal, sendo a cozinha o coração e a alma da casa.

“Propusemos que a cozinha fosse ‘puxada’ para o centro do apartamento, para a antiga sala de jantar, com uma porta que dava diretamente para o hall – tornando este espaço o centro de convívio da casa”.

“Essa mudança de acesso permitiu que pudéssemos criar uma despensa no antigo espaço da entrada, numa extremidade da cozinha. O teto, dentro daquele anexo do jardim, foi removido para expor as vigas e estrutura do telhado e assim consegumos introduzir mais luminosidade”.

Os peitoris das janelas foram retirados e um foi formado um novo conjunto de janelas sem moldura por forma a ligação com o jardim – criando uma sala iluminada. Adjacente à porta das traseiras, foi proposta uma área utilitária para alojar as máquinas de lavar roupa, a caldeira, e arrumar os casacos, as botas e outras peças do dia-a-dia, as habituais ‘desordens’ associadas à vida familiar. Tal criou uma divisão aberta e natural entre a sala de estar e a cozinha.

“Materialmente, queríamos usar uma paleta simples que fosse ao encontro das imagens originais que Roddy e Eilidh nos trouxeram. Eles tinham encontrado um pavimento muito bonito, de faia, recuperado, e nós sugerimos que fosse complementado com azulejos Bert e May”.

A bancada de cimento da cozinha foi feita por Billy Teasdale e vai ao encontro das fachadas pintadas de azul escuro. Os materiais adicionaram calor visual e tornaram o antigo espaço numa casa agora projetada para viver, mesmo à medida do estilo de vida de Eilidh e Roddy.

0
Would love your thoughts, please comment.x