Por a 11 Outubro 2022

Casados e sócios no escritório Mezanino Arquitetura, os arquitetos Philipe Marcondes e Fabiana Villela mostram a casa que desenharam para viver com os quatro filhos.

Projeto: Mezanino Arquitetura / Fotografias: DR

O casal de arquitetos Philipe Marcondes e Fabiana Villela, sócios no escritório Mezanino Arquitetura, moravam com os seus dois filhos num apartamento de três quartos, até que, em 2013, surgiu a oportunidade de adquirir um terreno de 360m2 e construir uma casa de 330m2, adaptada às necessidades da família. Durante os anos em que a obra se foi desenvolvendo, a família cresceu, nasceram mais dois filhos e a casa foi concluída.

A integração entre os espaços interiores e exteriores da casa foi determinante na concepção do projeto. “Reservámos o segundo piso para as divisões mais intímas e criámos um grande espaço de convívio no piso inferior”, explicam.

Na composição dos espaços, os arquitetos optaram por linhas retas e volumes bem definidos para caracterizar a arquitetura contemporânea. A utilização de pouca variedade de materiais de acabamento foi propositada, para conferir unidade visual à residência e favorecer ainda mais a desejada integração dos ambientes.

A decoração, que segue o estilo contemporâneo, é quase minimalista. Com pouca variedade o foco foi na funcionalidade. Na área social predominam a madeira, o branco e o cinza. “A madeira entra como um elemento acolhedor, enquanto o branco faz a ligação entre os ambientes e serve de pano de fundo para a decoração. Já o cinza traz contemporaneidade ao espaço”, justificam.

 Ao longo da obra, o casal de arquitetos adquiriu algumas peças menores com as quais se identificavam, como livros, quadros e objetos. Já o mobiliário foi todo definido em projeto e a ideia original foi mantida até à sua conclusão. “Temos um carinho especial pelo cantinho da lareira da sala, próximo à lareira suspensa, onde está a poltrona Lounge, do Charles Eames ao lado da escultura de um cão”.

Outro destaque no projeto são os painéis pivotantes com vidro transparente, que separam a sala da área exterior. Eles foram determinantes para criar o que os arquitetos chamam de casa saudável, uma vez que aumentam consideravelmente a presença e a permanência de luz natural dentro de casa, favorecem a ventilação e a troca de ar e também possibilitam a total integração e comunicação visual com o exterior.

No segundo andar, o quarto de casal apresenta um layout pouco convencional: os arquitetos instalaram uma divisória central em madeira ripada que recebe, de um lado, a cabeceira da cama e, do outro, a bancada com cuba dupla, permitindo acesso à própria bancada, às cabines de banho, à bacia e ao closet pelos dois lados.

Concebida especialmente para receber os amigos, a varanda gourmet foi estrategicamente posicionada ao lado da cozinha principal para que alguns equipamentos possam ser partilhados entre os dois ambientes.

0
Would love your thoughts, please comment.x