Por a 26 Outubro 2022

Com as novas formas de trabalho, cada vez mais híbridas e flexíveis, herdadas de dois anos de pandemia, a percentagem de tempo em que trabalhamos a partir de casa aumentou substancialmente. Nesse sentido, uma tradição portuguesa que tinha perdido força nas últimas décadas voltou em pleno: a de ter um escritório em casa.

Mesmo que a ideia já não seja a de lhe consignar uma divisão inteira da casa, o conceito de voltar a ter escritório em casa ganhou uma nova vida e tem sido posta em prática por muitos portugueses.

Mas, o que ter em conta quando montamos o nosso próprio espaço de trabalho caseiro? Que elementos devemos considerar quando fazemos as compras para o equipar? É o que vamos analisar neste artigo.

A Mesa de Escritório

A mesa de escritório é o elemento, a par da cadeira, mais importante a ter conta no novo escritório. Deve ser o mais ampla possível, tendo em conta a disposição do espaço e a área disponível, bastante robusta, para evitar eventuais abanões e barulhos provocados pelo material em esforço, e deve ser adaptada às funções a que vai ser alocada e ao material a que vai servir de plataforma.


Existem várias opções de mesa, que vão das mesas de computador clássicas às mesas de vidro, passando pelas escrivaninhas e outros modelos mais pequenos. Cada profissional necessitará de uma diferente, consoante trabalhe com computadores e outros aparelhos eletrónicos, vastas pilhas de papel, réguas e outros materiais de desenho, etc…

A Cadeira

Fundamental é também, como referimos, a cadeira de trabalho. A cadeira é onde o corpo repousa durante longas horas e é imprescindível que seja totalmente ergonómica, feita com os melhores e mais resistentes materiais e adaptada ao corpo através de uma série de ajustes que não forcem o corpo a permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos de tempo.

Outros Elementos

Em terceiro lugar, os acessórios. Existe uma panóplia de mobiliário de escritório acessórios destinados a tornar toda a experiência de trabalhar no escritório mais organizada e cómoda. Falamos de pequenos armários, de gavetas de armazenamento, de estantes, de um eventual sofá para momentos de pausa, de biombos que criam a ideia de o escritório é uma divisão própria mesmo quando o espaço assim não o permite… Cada caso será um caso, mas aqui conta o sentido prático e a imaginação.

A Decoração

Por fim, a decoração. É importante que o espaço destinado ao escritório de casa seja alegre e personalizado, com elementos decorativos vários ao gosto do trabalhador caseiro. Falamos de molduras com fotos marcantes, pequenas flores e plantas, quadros e objetos decorativos, que devem constar de qualquer escritório no sentido de o tornar seu e de aumentar os níveis de bem-estar e conforto, mitigando o cansaço visual e físico.

Hora de Ir às Compras

Estes são os itens e as ideias que deve ter em conta aquando das compras para o seu escritório em casa. O principal intuito deve ser o de construir um espaço confortável e convidativo, que evite a impessoalidade dos escritórios da empresa e mantenha um certo sentido de individualidade, de modo a aumentar a eficácia e os níveis de produtividade do trabalho a partir de casa.

www.cadeiraspro.pt

0
Would love your thoughts, please comment.x