Por a 21 Outubro 2022

O arquiteto brasileiro Gabriel de Lucca assina o design de interiores deste apartamento de 260 m2 onde a madeira tem um papel de destaque. Amplitude, minimalismo e modernidade, são alguns dos conceitos trabalhados na decoração.

Projeto: GDL Arquitetura / Fotografias: MCA Estúdio 

Uma cozinha ampla e um estilo minimalista. Estes eram os principais desejos dos clientes para quem o escritório GDL Arquitetura desenhou este apartamento com 260 m2.

Amplitude e modernidade aliadas a ambientes aconchegantes foi a diretiva que norteou o design de interiores e a estrutura espacial. Para se conseguir materializar todas as ideias, houve a necessidade de uma reestruturação, nomeadamente de toda a área social.

A sala e a cozinha, originalmente separadas, ganharam amplitude através do uso de um pavimento cerâmico e da opção pelo ripado no teto.

O acabamento em madeira, ultrapassa os limites das áreas sociais e avança para as áreas íntimas. A independência de uso destes ambientes é garantida pelos grandes painéis que ficam ocultos quando abertos.

 Um dos destaques do projeto são os “brises”. Perfeitamente alinhados,  filtram a luz que entra e dão privacidade, já que o apartamento fica no primeiro andar de um prédio com vista para a rua, sem perder a condicionante visual.

Na cozinha há uma curiosidade. Na obra, o escritório identificou uma viga principal, responsável por distribuir as cargas estruturais do apartamento, assim, para criar ritmo e um contexto arquitetónico, foram executadas duas vigas falsas para obter continuidade e simetria entre elas, que foram revestidas  a madeira.

De forma a contextualizar o apartamento com as origens dos clientes, o escritório representou a cultura da zona de Minas Gerais através de objetos artesanais e outros acessórios. Peças que valorizam o apartamento e contam histórias.

0
Would love your thoughts, please comment.x