Já diz o ditado: “Em Roma, sê romano”. E quando se trata de design de interiores, a frase leva-nos para uma mistura eclética entre o clássico e o contemporâneo. Como neste apartamento no bairro de Oppio, que é um refúgio para um casal franco-italiano.
Projeto: Punto Zero Architetti / Fotografias: Yara Bonanni
“Roma é a única capital europeia onde se vive como se fosse uma aldeia e onde se pode tocar a eternidade todos os dias”. A frase é dos proprietários deste apartamento – um casal franco-italiano que vive entre Bruxelas, Roma e França e que ambicionava ter um refúgio em Itália.
O apartamento está inserido num edifício do início do século XX e tinha originalmente uma planta longitudinal, e uma sequência de salas paralelas com vista para o bairro de Oppio.
O escritório PuntoZero Architetti assina o projeto de remodelação desta “casa tradicional onde brincámos com os fluxos e vistas da zona de estar, criando uma continuidade entre esta área, a área de jantar e a cozinha, que estão ligadas entre si” explicam os arquitetos.
O projeto incluiu uma grande sala de estar representativa e um estúdio para os dias de trabalho. Um volume central protege a cozinha da sala de jantar e acolhe uma pequena casa de banho de serviço, criando um círculo de fluxos que dinamiza o espaço. Por fim, do lado oposto, ficam o quarto grande e a casa de banho principal.
Um banco baixo atravessa toda a casa e passa sob as inúmeras janelas, abraçando todo o espaço de estar, depois a cozinha e a sala de jantar. Como um fio vermelho que une a sequência de espaços, e se torna a base para a exposição de pinturas e itens que os clientes adoram colecionar.
“A escolha de materiais mais modernos contrasta com o classicismo dos elementos originais, existem pavimentos que parecem tapetes e as tintas são nas cores básicas e neutras”.
Para os espaços de banho a opção foram os mármores e mobiliário em laca nas cores cinzento e preto antracite. Os móveis fixos feitos por medida, como o da cozinha, o guarda-roupa do quarto e a estante de estudo, foram pensados como elementos de altura total para definir os cenários nos diversos ambientes.