Por a 13 Setembro 2022

Reimaginar o que é possível com o que já existe é um desafio emocionante para a comunidade de design. E é essa paixão que está no coração da Stackabl – um sistema inovador para projetar móveis e iluminação por medida, sem desperdício. 

Design: STACKLAB Design / Fotografias: Patrick Bill

A reutilização criativa moldou a cultura durante séculos. Da coleção de antiguidades às recentes inovações na tecnologia de reciclagem, reimaginar o que é possível com o que já existe é um desafio emocionante para a comunidade de design. E é essa paixão que está no coração da Stackabl – um sistema inovador para projetar móveis e iluminação por medida, sem desperdício. 

Stackabl é uma criação do estúdio de design multidisciplinar com sede em Toronto STACKLAB, e do seu parceiro de showroom com sede em Nova York, Maison Gerard.

Desenvolvido em estreita colaboração com fabricantes regionais e auxiliado por algoritmos e robótica, o sistema da Stacklab identifica o stock remanescente em armazéns e fábricas (localizados num raio de 240 quilómetros do seu estúdio), e coloca-o de volta nas próprias máquinas do fabricante e nas mãos dos seus próprios especialistas. Ao alavancar os recursos regionais existentes, fortalece as economias locais, enquanto reduz a pegada de carbono.

Um simples configurador online integra perfeitamente o designer neste processo. Com patente pendente, o configurador Stackabl, com a sua interface fácil de usar, permite que o utilizador transforme pedaços de feltro Merino de alta qualidade em móveis personalizados de acordo com as suas escolhas, desde cores e padrões, até dimensões e densidades. Visualizações em tempo real em 2D e 3D, bem como feedback instantâneo de preços, proporcionam uma experiência intuitiva e transparente que libera a imaginação e abre portas para um mundo de possibilidades.

A coleção inaugural Stackabl é uma montagem lúdica de mobiliário, em que cada peça é construída por especialistas regionais de acordo com os recursos disponíveis. A coleção foi distinguida com um Green Good Design Award , bem como um AZ Award .

Se os móveis da Stackabl são a linha de “alta costura”, então a coleção de pendentes pode ser considerada a oferta “pronta a usar”. Também feitas de feltro e alumínio reciclados, e usando LEDs poderosos, mas que poupam energia, as luzes são igualmente fáceis de configurar, mas os utilizadores têm muito mais controlo sobre o preço, permitindo que um público mais amplo consuma com responsabilidade.




0
Would love your thoughts, please comment.x