Por a 13 Setembro 2022

João Tiago Aguiar assina a remodelação deste Monte em Samora Correia , que embora inserido no contexto arquitetónico e estético das casas rurais da região, contempla um toque bem contemporâneo.

Projeto: João Tiago Aguiar Arquitectos / Fotografia: FG+SG – Fotografia de Arquitectura / descrição enviada pelo autor do projeto

O Monte Santo Isidro, em Samora Correia, exibe as fachadas recuperadas, inseridas no contexto arquitectónico e estético das casas rurais da região, embora com um toque contemporâneo.

O exterior, com a sua traça típica em arcadas, apresenta um corpo discreto criado para desanuviar a similitude existente, mas que se funde com o conjunto sem quebrar a harmonia; uma ligação em vidro minimalista surge entre a casa principal e o anexo/sala de petiscos.

Já no interior renovado, predominam materiais sustentáveis em harmonia com a ruralidade da região e uma simples, mas eficaz, paleta de cores.

Para esta reabilitação total, o esquema funcional foi repensado por completo de forma a permitir uma vivência mais prática em que a complexidade dos interiores dá lugar a espaços que visam otimizar a rotina. Para alcançar este objetivo, alterar a disposição das divisões revelou-se fundamental com a zona social a transitar para uma antiga área de quartos e as instalações sanitárias a ocuparem um espaço onde existiram salas e cozinha.

A lareira aberta, tanto para a sala de estar como para a sala de jantar, estabelece uma ligação visual deste espaço multifunções, uma perceção agradável de conforto, aconchego e uma dinâmica de convívio mais positiva.

As carpintarias são um elemento típico e indispensável numa casa rural e, neste caso, foi utilizado o mesmo tom verde original nas madeiras, cor que se destaca no interior entre os tons neutros predominantes.

Além da madeira, a pedra mármore lioz e o azulejo artesanal protagonizam efeitos visuais distintos, mas harmoniosos.

0
Would love your thoughts, please comment.x