Por a 9 Setembro 2022

Em Helsínquia, capital da Finlândia, o bem-estar de um grupo de crianças de uma creche instalada na sede da criadora de jogos para telemóveis Supercell, foi aprimorado através do design de interiores. Descubra como.

Projeto: Fyra / Fotografias: Riikka Kantinkoski

A sede da Supercell – empresa que desenvolve jogos para telemóveis -, está localizada na nova e exclusiva Wood City – uma enorme estrutura de madeira desenhada pelo escritório Anttinen Oiva Architects. O coletivo Fyra foi selecionado pela Supercell para projetar um jardim de infância para o mesmo edifício.

As necessidades do grupo – crianças do jardins de infância – foram monitorizadas pela escola de arquitetura infantil Arkki. O objetivo do processo de design foi o de criar um espaço funcional que apoiasse o desenvolvimento das crianças e inspirasse criatividade, segurança e alegria. 

Para criar uma atmosfera caseira, foi construída uma grande cozinha aberta na zona compartilhada. A área de descanso foi projetada para ser calma e relaxante para a hora da sesta, tanto acusticamente como em termos de sensação do espaço. Para os interiores foram escolhidos materiais naturais, genuínos e resistentes, escolhidos sempre com as crianças em mente.

O jardim de infância está localizado perto do Mar Báltico, e é por isso que o mar e a natureza são temas fortes que permeiam o design de interiores. A linguagem do design é orgânica e o uso abundante da madeira falam tanto com o edifício quanto a sua envolvente. 

Formas onduladas e redondas semelhantes a peixes suavizam o espaço e aumentam a sua diversão. O estúdio de animação e ilustração, Piñata, criou todo um elenco de personagens animais que se aventuram pelo jardim de infância, acrescentando pequenas surpresas divertidas. As pinturas onduladas nas grandes janelas ao nível da rua fornecem proteção e privacidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x