Por a 30 Agosto 2022

Os colchões não são todos iguais e é fundamental conhecer as suas especificidades para saber escolher o mais adequado à sua morfologia: há quem prefira de molas, latex ou de espuma, dependendo das diferentes necessidades. A La Redoute dá-lhe uma ajuda.

Têm sido vários os estudos que comprovam como a população portuguesa não anda a dormir o suficiente. Um deles, da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, divulgado este ano, concluiu que 46% dos portugueses com idade igual ou superior a 25 anos dormem menos de 6 horas por dia e 32% considera ter um mau sono.

A verdade é que dormir mal traz consequências negativas: prejudica gravemente os processos cognitivos, nomeadamente, a atenção, a concentração, o raciocínio e a capacidade de resolução de problemas. Os maus hábitos de sono estão também muitas vezes associados a sintomas de depressão, ao abuso de álcool e outras drogas, assim como à diminuição do desempenho e da produtividade.

São vários os aspetos que afetam a qualidade do sono. E se nem sempre somos capazes de controlar fatores externos que nos deixam mais irrequietos à noite, como o stress ou a ansiedade, por exemplo, conseguimos, por outro lado, fazer certas escolhas que nos ajudam a dormir mais tranquilamente. A começar pelo colchão.

Existem essencialmente três «tecnologias» de colchões: espuma, molas e latex. A primeira questão a colocar-se é se deve ou não trocar o seu atual colchão por um com a mesma «tecnologia» ou optar por experimentar outra variedade. Encontra a resposta a esta pergunta analisando a qualidade do seu sono: se é tranquilo, à partida significa que a «tecnologia» já é a mais acertada, apesar do desgaste do colchão. Pelo contrário, se acorda várias vezes durante a noite, tem dores musculares ou sente cansaço ao acordar, é porque muito provavelmente deve optar por outros materiais.

Falemos de opções:

O colchão de espuma caracteriza-se por ser leve, arejado e com boa elasticidade, mas é principalmente pela relação qualidade/preço que é elogiado. Dentro das espumas, também encontramos várias opções. As espumas de alta resiliência, por exemplo, têm mais alvéolos, o que resulta num colchão mais arejado, enquanto as espumas com memória de forma, por outro lado, dão a impressão de estar num casulo, o que faz com que o colchão demore mais tempo a adaptar-se aos movimentos do corpo durante a noite.

Seja na versão sintética ou na versão vegetal, o colchão de látex possui duas propriedades principais. É indeformável, logo resiste ao longo do tempo. E, graças à sua alta densidade, suporta perfeitamente o peso do corpo, proporcionando assim uma verdadeira independência ao dormir – ou seja, não sentirá os movimentos do seu parceiro durante a noite e vice-versa. O látex é hipoalergénico é também ideal para quem sofre de alergias.

Já a principal qualidade do colchão de molas é a sua hiperventilação, por isso é perfeitamente adequado para pessoas que transpiram muito durante a noite. Obviamente, satisfaz um público muito maior, pois as molas permitem uma distribuição ideal do peso corporal. Um conselho: se puder, opte por molas ensacadas que, ao contrário das molas clássicas, oferecem uma agradável independência para dormir.

Importa ainda saber que não só as necessidades pessoais (como a transpiração ou problemas de costas) impactam a escolha do colchão. A sua própria morfologia (peso/altura), bem como a do casal, tem também influência na preferência por um acolhimento mais firme ou mais macio: esta sensação de dureza varia dependendo das matérias usadas (lã, seda, espuma com memória de forma, látex…) e da espessura do enchimento. Consulte a tabela da La Redoute que relaciona estes fatores com o tipo de colchão, para que não restem dúvidas sobre qual a melhor opção.

Note que, se o seu colchão já tem mais de dez anos de vida, chegou a hora de trocar! Entre a transpiração, os ácaros e o desgaste mecânico, mesmo invisível, a reciclagem é a melhor coisa que pode acontecer à sua cama.

E se o pretende trocar, saiba que a La Redoute tem três gamas de colchões, sendo que em cada uma delas encontrará três níveis de qualidade: LRI, qualidade best e qualidade premium. A gama clássica combina conforto e suporte e oferece a melhor relação qualidade/preço; a nature distingue-se pelas matérias naturais ou recicladas, como o linho e o algodão biológico, proporcionando noites naturalmente saudáveis; e a gama costas sensíveis garante um suporte ergonómico e ótimo para a coluna, especialmente concebida para quem dorme muito e é propenso a problemas de costas.

Salientamos ainda que, a empresa assume um compromisso com a produção sustentável, logo, 100% dos colchões e sommiers são fabricados na Europa, o que contribui para a redução das emissões de C02. Ao mesmo tempo, 98% destes artigos são fabricados mediante encomenda, o que significa que os recursos são preservados e o desperdício é reduzido ao mínimo.

Saiba também que, se não estiver satisfeito com o seu colchão da La Redoute tem 150 noites de teste, período durante o qual poderá pedir o reembolso do artigo. Conheça aqui as condições.

0
Would love your thoughts, please comment.x