Por a 12 Abril 2022
  • Projeto: Pérez Palacios
  • Local: Aculco, Estado do México
  • Área: 90 m2
  • Equipa: Pablo Pérez Palacios + Alfonso de la Concha Rojas, Miguel Vargas, José Luis Jiménez
  • Fotografia: Rafael Gamo

O projeto Aculco é uma casa de férias completamente isolada no meio do nada cercada pela natureza. É o local ideal para entrar em contacto com os nossos estados mais elementares e descansar da vida moderna num ambiente natural, que tem nas proximidades algumas impressionantes falésias.

O local foi encontrado por dois irmãos que adoram atividades ao ar livre, nomeadamente fazer escalada.

Primeiro, os dois irmãos compraram o lote de terreno. A seguir, encomendaram o projeto as arquitetos, mas não sem antes reflorestarem toda a área.

O projeto arquitetónico foi pautado principalmente pelas qualidades do ambiente, e como tal procurou-se estabelecer um diálogo recíproco entre a construção e o seu entorno natural.

Optou-se pela simplicidade, a mínima necessidade de manutenção e, sobretudo, pela proximidade com o ambiente externo. A construção mantém todos os materiais – pedras, terra, madeira, vidro – nos seus estados naturais.

Com espaços limpos, a construção é como um enorme miradouro.

Durante a obra os arquitetos enfrentaram o desafio de causar o menor impacto negativo ao ambiente, e ter acesso, ao mesmo tempo, a serviços de mão-de-obra e entrega de materiais num lugar isolado.

0
Would love your thoughts, please comment.x