Por a 12 Abril 2022

Neste projeto assinado pela arquiteta Lia Lamego, o apartamento original com 70 m2 de área, foi totalmente modificado para conseguir atender aos pedidos e necessidades dos atuais proprietários. O verde sálvia é o grande protagonista na decoração.

Projeto: Lia Lamego Área: 70 m2 / Fotografia: Lilia Mendel

Estamos em Ipanema, no Brasil, e o que vemos agora, após uma remodelação total assinada por Lia Lamego, era um apartamento antigo, da década de 50, com 70 m2 e a precisar urgentemente de ser remodelado e modernizado.

Entre os pedidos dos novos donos estava uma casa-de-banho e um closet no quarto principal e que a cozinha e a sala funcionassem em open space, para desta forma ganhar amplitude e tornar a zona social mais apetecível. Ao nível da paleta de cores, os tons claros foram os requisitados.


Como já referido anteriormente, todo o layout original do apartamento sofreu alterações profundas. Entre as demolições cirúrgicas está uma parede que separava a sala da casa-de-banho – o que permitiu criar uma nova cozinha em open space; e no lugar da antiga cozinha nasceu uma casa-de-banho social.

Para além disso, a suite foi ampliada ganhando espaço a um outro quarto que entretanto foi reduzido em tamanho e transformado em escritório, mas que tem a versatilidade de poder funcionar como quarto de hóspedes, quando necessário.

No quarto de casal, a cabeceira de cama foi aplicada diretamente na parede, estofada em tecido verde escuro e ganhou a companhia de molduras que lembram boiseries, deixando o ambiente com um leve estilo romântico que a cliente havia pedido, mas sem abrir mão da predominância do estilo contemporâneo.

No escritório, mesmo tendo sido reduzido, foi colocada uma cama de casal. “O maior desafio deste projeto foi, sem dúvida, mudar completamente o layout do apartamento, sem comprometer a funcionalidade e o conforto de toda a casa”, diz Lia Lamego.


Na decoração, ganhou o estilo clean e contemporâneo. “Criei espaços integrados e claros, que dão a sensação de amplitude e leveza, reforçada pela presença da cor verde em algumas paredes e nos armários da cozinha. O pavimento cerâmico num padrão que lembra a madeira, é o mesmo em todo o apartamento para criar uma sensação de aconchego e, ao mesmo tempo, integrar visualmente todas as divisões do apartamento “, conclui a arquiteta.

0
Would love your thoughts, please comment.x