Por a 19 Abril 2022

Localizado num prédio redondo e com a planta em forma de fatia de pizza, o desafio do escritório Maia Romeiro Arquitetura não foi fácil. O objetivo era a remodelação do apartamento, para o tornar mais clean e com uma estética masculina.

Projeto: Maia Romeiro Arquitetura / Área: 55m2 / Tipo: Remodelação / Localização: Brasil / Fotografias: Juliano Colodeti , MCA Estudio

Localizado num 17º andar de um edifício redondo, com vista para a Praia do Leblon, no Brasil, este apartamento de 55 m2 tem uma forma peculiar –  a planta parece uma fatia de pizza.

Fagner e Ricardo, os proprietários do apartamento, são sócios-proprietários de uma imobiliária nos Estados Unidos, especializada em venda de imóveis em Nova Iorque e Miami, e viram no apartamento a possibilidade de terem um lugar próprio para ficar aquando das suas visitas ao Brasil.

Para transformar o apartamento à sua imagem, encomendaram um projeto de remodelação total e decoração ao escritório Maia Romeiro Arquitetura. “Queriam um apartamento funcional, com uma estética mais limpa e masculina, que explorasse uma paleta de cores neutras, mobiliário arrojado e muita madeira. E também pediram para realçar a vista, evitando barreiras visuais”, explica a arquiteta Marina Romeiro.

“Como a cozinha foi integrada na sala de jantar e assim ocupa toda a extensão da fachada em vidro, que vai do piso ao teto, optámos por embutir todos os eletrodomésticos, até o lava-louças. O resultado final ficou clean e o acabamento dos armários em carvalho americano deixou o espaço mais acolhedor”, acrescenta o arquiteto Felipe Maia.

No que se refere à decoração, que segue um estilo masculino, contemporâneo e cosmopolita, é tudo novo. “Optámos por escolher mobiliário brasileiro de design, assinado por nomes de referência  como Arthur Casas, Rejane Carvalho Leite e Sergio Rodrigues. Optámos por uma paleta de cores sóbrias, explorando texturas e materiais na sua cor natural, como o linho, e inserimos a cor azul escuro em alguns pontos, como as poltronas da mesa de jantar. Para os objetos decorativos, móveis de pequeno porte e obras de arte, a opção foram os tons de cinza e preto, a pedido dos clientes”, relata a arquiteta Marina Romeiro, que usou o mesmo revestimento cerâmico em todo o apartamento para aumentar a sensação de amplitude e integração.

No quarto, os arquitetos destacam a cabeceira da cama; a estrutura em madeira que fica por baixo da janela e que, de um lado, esconde os aparelhos de ar-condicionado e, do outro, transforma-se numa bancada de trabalho; e as portas de acesso ao closet, em vidro, que refletem sutilmente a vista da janela.

0
Would love your thoughts, please comment.x