Por a 12 Abril 2022

E se lhe disséssemos que pode passar 12 horas a ver tours de casas incríveis, localizadas um pouco por todo o mundo, e sem ter de sair do seu sofá? É verdade e acontece dia 9 de Abril, das 7 às 19.

Enquanto espera pelo próximo Open House Lisboa, em Maio, aproveite para viajar pelo mundo com a segunda edição do festival online Open House Worlwide, que acontece este sábado, 9 de abril, entre as 7 e as 19 (hora de Lisboa). O acesso é livre e gratuito, mas para participar precisa de um registo prévio que terá de ser feito, na página oficial do evento.

Durante 12 horas vai poder ver tours em casas pioneiras e debates sobre o futuro da habitação, tudo em livestream. No programa há ainda exibição de filmes e podcasts que exploram esquemas residenciais históricos e contemporâneos.

O festival apresenta mais de 50 contribuições da rede global Open House, de locais como Londres, Melbourne, Nova York, Taiwan, Seul e muito mais, mostrando como vivemos hoje em partes tão distintas do mundo.

Cada sessão coloca em diálogo projetos construídos em duas cidades através de uma apresentação e conversa. A partir das 14 horas, Portugal está representado fazendo par com a cidade de Lagos, na Nigéria. Nesta sessão, na companhia do atelier Aurora Arquitetos, vamos conhecer o projeto de habitação com duas caras que desenharam na cidade algarvia de Vila Real de Santo António.

De acordo com a organização, a edição deste ano do festival explorará também temas como, os modelos de habitação e áreas residenciais de acordo com a aceleração da tecnologia, as mudanças climáticas e a natureza evolutiva de como vivemos e socializamos uns com os outros desde a pandemia;  como construir habitações de baixo carbono; ou o que podemos aprender com a arquitetura vernacular.

Fundada em 2010, a Open House Worldwide é uma rede de mais de cinquenta organizações em cidades de todo o mundo, que apresentam festivais, eventos e abrem um diálogo com foco em arquitetura, design e cidades. Lisboa também faz parte da rede.

0
Would love your thoughts, please comment.x