Por a 26 Abril 2022

Construída de raiz e misturando elementos tradicionais com uma arquitetura contemporânea, esta casa de férias inserida num terreno de 39 mil metros quadrados, oferece vistas desafogadas.

Projeto: Ao Cubo Arquitetura / Fotografias: André Nazareth

Inserida num terreno com 39 mil metros quadrados, esta casa construída de raiz com dois andares e vista privilegiada, é um projeto da autoria do gabinete Ao Cubo Arquitetura, e da equipa composta por Edna Maeda, Lessa Rust, Paula Paiva e Pedro de Hollanda. Pensada como refúgio de férias para uma família de quatro, a casa foi erigida por uma estrutura metálica, que muito agradou enquanto estética aos proprietários, que tinham como objetivo também incluir detalhes tradicionais.

 “A ideia foi conjugar as características tradicionais das referências de arquitetura do cliente, com a nossa proposta de arquitetura contemporânea, mantendo a ideia da estrutura de aço aparente e o uso de materiais atemporais”, conta a arquiteta Paula Paiva. Todos os ambientes, como a sala, a cozinha, as casas de banho e os quartos, fazem esse contraponto. 

Encontrar o equilíbrio, foi o maior desafio do projeto, uma vez que estava também diretamente relacionado com a memória afetiva dos clientes. “No projeto de interiores, tínhamos a missão de equilibrar móveis tradicionais e da família – em madeira escura -, com móveis contemporâneos em madeiras claras. Já na arquitetura, esse equilíbrio foi feito entre a tipologia tradicional da casa de dois andares, com um telhado colonial, versus a tipologia contemporânea, com pé direito alto, revestimento em madeira clara e betão aparente”, sublinha o arquiteto Pedro de Hollanda. Um exemplo bastante evidente desta mistura é visto na cozinha, onde foram utilizados ladrilhos hidráulicos e revestimento cerâmico nas paredes, mas depois introduzida uma bancada em betão aparente e usada chapa metálica perfurada para as portas dos armários.

No projeto, os arquitetos destacam ainda a leveza no design da escada – com estrutura em aço e piso em madeira de tauari -,  e a generosa iluminação natural. De salientar que, a decoração contou com a participação da cliente, uma vez que muitas peças antigas foram aproveitadas do acervo da família, como a mesa e as cadeiras da sala de jantar e da copa, as camas, a escrivaninha do quarto de casal e a banheira.

0
Would love your thoughts, please comment.x