Por a 5 Abril 2022

Sete exposições mostram os desafios do design entre os seus principais campos: espaços domésticos, automóvel, corpo, métodos de aprendizagem, hábitos de consumo e produção. De que forma o design entra em jogo com esses materiais? Que outras ações devem ser tomadas e como? Como pode ser de outra forma?

A 12ª Bienal Internacional de Design Saint-Étienne, que decorre de 6 de abril a 31 de julho de 2022, em Saint-Étienne, convida todos os visitantes a descobrirem objetos, serviços e instalações apresentados em sete exposições ao longo de quase 4.000m2 e ao longo de um percuro de acesso livre.

Tendo em conta o número exponencial de perguntas que cresce em todo o mundo sobre o futuro da nossa sociedade nas esferas social, económica e cultural, é muito natural que Saint-Étienne, a cidade, a metrópole e p território que organizam esta 12ª Bienal Internacional de Design Saint-Étienne, tenham nas ‘Bifurcações’, tema que norteia esta 12ª edição, a sua questão principal.

Única e singular, esta bienal é o único encontro que dedica pura e culturalmente a sua manifestação ao design em todas as suas formas, aninhada na única cidade francesa membro da rede de cidades de design da UNESCO. Sete exposições mostram os desafios do design entre os seus principais campos: espaços domésticos, automóvel, corpo, métodos de aprendizagem, hábitos de consumo e produção. De que forma o design entra em jogo com estes materiais? Que outras ações devem ser tomadas e como? Como pode ser de outra forma?

A Biennale Internationale Design Saint-Étienne é um grande evento cultural em França e na Europa desde 1998. Organiada por Saint-Étienne, a única cidade francesa designada como “Cidade Criativa do Design da Unesco”, e pela metrópole de Saint-Étienne, recebe designers, pesquisadores, agentes económicos, intelectuais, estudantes, amadores de todo o mundo, artistas e curiosos, para questionar a prática do design e experimentar os seus métodos.

Ant Farm Media Van crew, Los Angeles at Cal Arts, 1970 LtoR Doug Michels, Hudson Marquez, Betsy Ross, Ben Holmes, Randy Eberle, Craig Hodgetts © Chip Lord

Bifurcations é o tema desta 12ª bienal. Desde março de 2020 que a França se ramificou em tempo recorde. O curso das suas vidas mudou radicalmente. A experiência de restrições e confinamentos, vividas simultaneamente em todo o mundo, é avassaladora. A partir desta prova, pensar as bifurcações torna-se uma questão que mobiliza toda a profissão de designers e os seus aliados para abrir um debate cultural essencial no seio da sociedade tecnoindustrial. África, continente no centro das questões ecológicas e políticas contemporâneas, é o convidado de honra desta edição. Práticas africanas inspiradoras são, por isso, o tema de uma das exposições.

Alto de Bomba, reabilitação, jardim comunitário, 2020, © Ângelo Lopes

O mundo, ou nada Para uma Bauhaus viva

  • Cité du Design
  • Edifício H, 3 rue Javelin Pagnon, 42000 Saint-Etienne
  • De terça a domingo, das 10h às 18h; Sábado, 10h às 20h

A exposição O Mundo, Caso contrário, Nada é um verdadeiro dispositivo de experimentação aberto à participação do público. Ao entrar na exposição, o visitante descobre um imenso mapa que cobre o terreno e representa um campo de exploração, aquele que a cada ano os professores das escolas de arte e design oferecem aos seus alunos e que eles pesquisam, documentam, transformam.

A 16 de abril de 2020, uma mãe palestina entretém os seus filhos com máscaras improvisadas feitas de repolho no norte da Faixa de Gaza durante a pandemia de COVID-19 © M. Abed, AFP, P. Fernandez

Katja Heuer e Roberto Toro, modelo esférico desdobrado de tratografia humana, 2020, impressão digital, dimensões variáveis ​​© Katja Heuer e Roberto Toro.

0
Would love your thoughts, please comment.x