Por a 8 Março 2022

Valle de Bravo é um lugar de descanso para os fins de semana cercado por um lago, florestas de carvalhos e pinheiros e rios. É um lugar perfeito para todos os tipos de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de mountain bike e parapente. A Casa La Joya situa-se neste ambiente privilegiado, numa colina que faz fronteira com a Reserva Monte Alto, beneficiando de vistas panorâmicas sobre o lago e a cidade.

Projeto: Once Once Arquitectura / Área: 400 m² / Ano: 2018 / Fotografia: Camila Cossio / segundo a memória descritiva, via Archaily

O lote apresentava requisitos especiais por ser alongado, com declives acentuados e muitos pinheiros e carvalhos. O programa arquitetónico foi pensado de forma a conservar as árvores, apenas transplantando as pequenas. As geometrias da casa foram estudadas por forma a ser construída sobre colunas que permitem que as árvores cresçam livremente, abaixo.

No amplo terraço frontal, vários degraus foram projetados para troncos e galhos de árvores, que não apenas preservam as árvores, mas também dão sombra e vegetação à casa.

A casa é alcançada pela parte superior do lote e entra-se por uma estrada estreita e sinuosa que chega a um pequeno miradouro e estacionamento.

A partir daqui, avista-se a fachada posterior da casa, com os seus volumes muito sóbrios e minimalistas com apenas algumas pequenas janelas num muro de barro vermelho por detrás de uma vegetação densa. É um convite à descoberta da casa, que nesta perspetiva pouco revela de si mesma.

Ao entrar na casa, ao nível do piso térreo, um hall distribui os percursos para a cozinha, WC, sala de estar e sala de jantar, bem como para as escadas de ligação ao piso superior. Este salão tem uma janela de onde se vislumbra o lago e as montanhas ao longe como aperitivo.

Passando por este hall, chega-se à sala de estar e à sala de jantar. Estas duas salas partilham um grande espaço aberto que se une a um terraço íntimo, a leste, bem como a um grande terraço aberto com piscina e jacuzzi, a oeste, com vista para o lago, a cidade e as montanhas. No final deste terraço, existe uma área coberta em forma de cunha com uma chaminé que se torna o local ideal para desfrutar da vista e do ambiente natural, ao mesmo tempo que está protegido do sol e da chuva.

A sala de jantar abre-se para o terraço e para o pátio interior, sempre ventilado e bem iluminado. O pátio interior é o lugar onde o sol brilha pela manhã, perfeito para tomar um café ou refugiar-se do sol poente durante a tarde. É um espaço monástico, sem vista, mas rodeado de vegetação para a tranquilidade e a paz enquanto se descansa numa rede. Por fim, a sala de estar e a sala de jantar, que são ligadas por janelas de correr para se unirem ao terraço, assim como ao pátio.

A cozinha tem um bar que une o terraço, totalmente sombreado por várias árvores que o cobrem gerando um telhado verde. Este bar serve para passar comida para a esplanada ou simplesmente para fazer companhia ao cozinheiro. O terraço em si tem um grande bar com churrasqueira e lavatório para cozinhar ao ar livre.

As escadas que sobem do hall chegam ao piso superior onde existem quatro quartos. A principal tem uma vista desafogada de toda a paisagem com uma grande casa de banho com banheira e duche e uma janela para o terraço. Os restantes quartos têm vistas próprias e toques especiais, sendo cada um deles uma experiência diferente de dormir e habitar.

Os materiais foram cuidadosamente escolhidos para ter uma gama de ingredientes tradicionais e industriais. Os materiais tradicionais são utilizados nas paredes que são feitas de tijolo vermelho recozido rebocados com cimento e areia, nos tetos que são feitos de vigas de madeira de abeto e tábuas da área (com certificado tipo FSC), os pisos em painéis de barro e um recinto de pedra vulcânica, bem como no telhado de telhas de barro.

Os materiais industriais são utilizados na divisória mecanizada muito resistente para conseguir uma maior durabilidade que requer menos manutenção, nas janelas com ponte térmica e vidro duplo para reduzir a necessidade de utilização da lareira para aquecimento, na iluminação LED, nas torneiras de casa de banho e o mobiliário baseado em serralharia e carpintaria de folheados.

0
Would love your thoughts, please comment.x