Por a 22 Março 2022

A Capital Europeia da Cultura 2022, Kaunas, a segunda maior cidade lituana, prepara-se para receber nesta primavera mais de mil eventos, exposições de artistas mundialmente famosos e um espaço cultural dedicado a artistas ucranianos.

O prestigiante título cultural permitiu à cidade ampliar a sua agenda cultural e impressionar tanto os moradores como os visitantes com mais de 1.000 eventos, espetáculos aquáticos, a exposição Yoko Ono e o sempre presente estilo Art Déco. Todos os que desejam aproveitar ao máximo as suas férias na cidade de Kaunas nesta primavera podem experimentar a vida cultural da cidade e a vibrante cena artística através das seguintes atrações imperdíveis.

Exposições imersivas de Marina Abramović e Yoko Ono

Na qualidade de Capital Europeia da Cultura 2022, Kaunas propõe algumas ‘pérolas’ intercaladas ao longo do programa do evento de um ano. Caso da famosa Yoko Ono que terá a sua exposição retrospetiva The Learning Garden of Freedom, para ver de janeiro a setembro, ali se podendo ver arte conceptual, instalações espaciais, filmes experimentais e arte performática.

Além disso, uma das artistas performáticas mais famosas do mundo, a sérvia Marina Abramović, irá a Kaunas para apresentar a exposição individual Memory of Being baseada na série The Cleaner. Disponível de março a julho, a exposição assumirá a forma de uma instalação de vídeo, cobrindo as obras conceptuais e performáticas de Abramović de 1960 até hoje, o icónico Manifesto de Vida de Artista e Método criativo único.

Um dos principais eventos que constam da agenda cultural da primavera de Kaunas é o The Confluence – a segunda parte da trilogia Mito Contemporâneo de Kaunas, que reúne todos os eventos culturais – festivais, espetáculos, exposições, iniciativas – de 2022.

O evento, programado para Maio, terá lugar na confluência dos dois maiores rios lituanos, Neris e Nemunas, que são o aspeto definidor da cidade, ocasionalmente até designada de berço de Kaunas. Por isso, o evento não vai parar com apresentações impressionantes para destacar a magia das águas que cercam a cidade – um espetáculo aquático, acrobatas, artistas de circo, passeios musicais no rio e um projeto inovador de design ambiental.

Os organizadores de todos os eventos da Capital Europeia da Cultura 2022 também adaptaram o programa cultural para mostrar o profundo apoio à Ucrânia atingida pela guerra e abriram um espaço cultural-criativo CulturEUkraine no Palácio Central dos Correios de Kaunas – um dos mais notáveis símbolos do período entre guerras. As instalações, que celebram artistas ucranianos, acolherão organizações, comunidades e várias iniciativas, e terão áreas de co-working, zonas de arteterapia e inúmeras exposições.

Queremos que o Centro seja um lugar que espalhe as vozes e realidades ucranianas em toda a Europa. Os artistas poderão usar o Centro para prosseguir as suas atividades, mantendo, ao mesmo tempo, relações com outros artistas ucranianos e locais”, disse Virginija Vitkienė, chefe do Kaunas 2022.

A cultura e a criatividade têm sido os faróis constantes do esperança ao longo dos tempos mais sombrios da história da humanidade, ajudando as pessoas a superar todos os obstáculos e elevando os espíritos”.

Vislumbres de Art Déco em toda a cidade

Como a cidade foi feita para roaming sem fim, Kaunas extrai o seu charme das ruas que são uma visão emocionante para viajantes famintos por arte. A rotação da cidade no estilo Art Déco e na arquitetura modernista do período entre guerras permeou edifícios, museus, hotéis, bem como locais residenciais e industriais.

São cerca de 44 objetos modernistas os que estão classificados como Patrimónios da Europa. Os testemunhos mais estimados da arquitetura modernista do entre-guerras são encontrados no Palácio Central dos Correios de Kaunas, no Museu de Guerra Vytautas Magnus, no Cinema Romuva e no Funicular Aleksotas – um dos teleféricos mais antigos da Europa. Os visitantes fascinados pela possibilidade de aprender todas as coisas Art Déco, podem encontrar o seu semelhante no Museu Art Deco de Kaunas.

Esta é uma possibilidade para uma experiência única de imersão na arquitetura, histórias da vida real entre guerras e móveis autênticos Art Déco e Bauhaus. No entanto, os deleites visuais da cidade não terminam na arquitetura, já que as ruas de Kaunas são enfeitadas com gigantescos murais de grafite, convertendo a cidade numa impressionante galeria de arte ao ar livre. Como a Lituânia já removeu as restrições de viagem pandémicas para muitos viajantes internacionais, o clima ameno da primavera e a abundância de eventos culturais tornam Kaunas um destino tentador para uma pausa na cidade.

Mais informações sobre todas as festividades da Capital Europeia da Cultura 2022, pontos imperdíveis e experiências únicas em Kaunas disponíveis aqui.

0
Would love your thoughts, please comment.x