Por a 3 Março 2022

O vencedor do ‘EDIDA Designer of the Year 2021’ prepara-se para mudar de estúdio – para um maior, ao fim de 15 anos – e lança novas coleções para marcas de sucesso, além de passar a todos uma mensagem de paz e motivação numa altura tão crítica na vida de todos. O mundo precisa de mais pessoas assim e Herkner é já um dos nossos designers favoritos da atualidade.

Marlow, para a Wittmann

“É domingo à tarde, estou sentado na minha mesa a escrever este boletim informativo depois de empacotar muitas caixas para me mudar para um estúdio maior daqui por cerca de 2 semanas. Estou ansioso por um novo lugar ao fim de 15 anos no meu estúdio anterior. Trata-se de novas perspetivas e desafios e mais espaço para criatividade. Enquanto isso, ouço as terríveis notícias sobre a guerra na Ucrânia, penso nos meus amigos da Ucrânia e da Rússia. Escrevi e conversei com muitos desses amigos nos últimos dias. Devemos permanecer positivos, apoiarmo-nos uns aos outros, acreditar na paz e no futuro que todos esperamos (…). Porque muitas feiras foram canceladas novamente no início de 2022, gostaria de partilhar as nossas novidades com todos desta forma. É um motivo de felicidade para nós apresentar a coleção de vidros de aniversário da Zwiesel Glas, que completa 150 anos este ano. Juntamente com a nova marca de tapetes M2R de Hamburgo, desenvolvemos uma gama de tapetes feitos à mão chamados Trails, que são certificados pelo comércio justo. Também projetámos novos designs e extensões de família para a Rosenthal, Ames e Wittmann.

AS NOVIDADES DE 2022

Cartagena, cadeiras e mesas de apoio

Esta coleção é uma ode a Cartagena, a animada metrópole costeira na costa caribenha da Colômbia, onde as diversas comunidades étnicas do país vivem lado a lado, criando uma paisagem urbana onde as várias origens culturais se fundem.

Depois das cadeiras Cartagena, a Ames adiciona novas mesas laterais e mesas de centro à coleção. As peças apresentam cantos arredondados e uma moldura que afunila em direção à base. As mesas estão disponíveis com tampos feitos de mármore ou metal – ambos os materiais criam um contraste calmante com as cores radiantes.

Assim como a restante coleção Cartagenas – que inclui cadeiras de jantar, espreguiçadeiras, mesas de jantar e uma cadeira casulo – o tecido das mesas é feito à mão nos ateliers da Ames em Bogotá onde os habilidosos artesãos trabalham com cordões coloridos feitos de PVC reciclado atando-os artisticamente em torno de uma armação de aço. Este processo demora até 28 dias para completar uma superfície.

Hop, jarras artesanais de edição limitada

Vasos feitos de porcelana colorida pela alemã Rosenthal que, por ocasião do seu sexagésimo aniversário, criou uma coleção de 60 jarras em 12 cores diferentes, que se combinam extraordinariamente com formas geométricas, criando uma viagem por toda a história do design. Cada peça foi produzida de forma limitada (60 peças) em todo o mundo.

Os tapetes Trails para a M2Rugs

Nos tapetes da coleção Trails é, desde logo, reconhecível um estilo claramente feito à mão. Em estreita coordenação com a M2R, estes desenhos foram traduzidos em diferentes mundos de cores e materiais. Tal resulta em cinco desenhos que simbolizam uma caminhada por diferentes percursos através do seu colorido e materialidade tangível. Em cada um existem diferentes combinações de materiais e alturas.

Um exemplo disso é o modelo Forrest Trail, no qual a seda, o mohair, a lã das montanhas tibetanas e a urtiga foram processadas à mão em diferentes alturas. O resultado transforma um objeto de mobiliário numa experiência sensorial. “Projetar a primeira coleção para um novo rótulo é sempre uma busca por traços, muito intuitivo e em diálogo com o fabricante. Para a M2R, seguimos em diferentes direções, que mostramos por meio de tramas em diferentes cores. Deserto, Céu, Montanha são experiências sensuais que podem ser vividas através de combinações de materiais, cores e estrutura.”

Journey, um brinde à vida e ao brilho

Os mais altos padrões de design, prazer e textura unem-se nas elegantes taças de vinho e champanhe da linha Journey. Esta gama única surgiu de uma parceria com Sebastian Herkner, que nesta coleção nos leva a conhecer a história de 150 anos da Zwiesel Glas: linhas em relevo simbolizam a jornada através dos tempos, unindo passado, presente e futuro.

Os aromas de vários vinhos tintos encontram o seu destino nas requintadas taças de vinho clarete e borgonha. O copo de vinho básico, o copo de vinho branco e a taça de champanhe parecem evidenciam uma característica particular – um ponto de efervescência na base – define um fino perlage, ou fluxo de bolhas, em movimento, mantendo champanhe, vinho espumante e outras bebidas sempre borbulhantes.

Marlow, a classe na sala de estar, proposta da Wittmann

Fazer a ponte entre a estética intemporal e a forma sempre foi uma especialidade da Wittmann. Discreta, mas revelando muita presença, Marlow é a mais recente prova da mão segura com a qual a fábrica se concentra consistentemente no artesanato de precisão e no design de primeira classe. Sebastian Herkner imprime a sua assinatura inconfundível na mesa, mas também num sofá e na poltrona de linhas sensuais para o uso diário.

Quando se trata de móveis, o tão cobiçado fator de inteligência tem menos a ver com requinte técnico do que com um plus em qualidade de vida. Um sofá é inteligente quando se integra sem esforço no nosso ambiente favorito, adapta-se aos seus donos e enriquece a vida quotidiana com a sensação de ter chegado. Marlow consegue isso com curvas suaves e estofamento macio.

Um núcleo de mola ensacada garante – muito tipicamente Wittmann – o mais alto conforto de assento. O sofá é ao mesmo tempo aconchegante e comunicativo, compacto e adaptável. Escondido sob as almofadas do apoio de braço está um bolso no qual revistas ou papéis de trabalho podem desaparecer rapidamente quando necessário. A pedido, este bolso contém opcionalmente um pequeno pacote de tecnologia com uma tomada e duas portas USB – para um trabalho descontraído num ambiente privado. E tudo isto também é válido para o caso da espreguiçadeira.

Sobre o designer

Sebastian Herkner (nascido em 1981) estudou Design de Produto na HfG Offenbach University of Art and Design. Durante os estudos, começou a concentrar-se no design de objetos e móveis, melhorando o sentido apurado sobre materiais, cores e texturas. Trabalhou para Stella McCartney em Londres por um curto período de tempo. Fundou o seu próprio estúdio em 2006. Desde então, projeta móveis, luminárias e peças de pequeno porte para fabricantes como Ames, Tradition, Cappellini, ClassiCon, Dedon, Ex.t, Fontana Arte, Gubi, Linteloo, Moroso, Pulpo, Rosenthal, Schramm Werkstätten, Thonet, Wittmann e Zanotta.

Herkner também realiza projetos de arquitetura de interiores e design de museus e exposições. Os seus trabalhos contam já com inúmeros elogios – entre outros, o IF Award, o Iconic Award e o Elle Deco International Design Award (EDIDA). Como Convidado de Honra da imm cologne 2016, Sebastian Herkner esgalhou o design para “Das Haus”. A Maison&Objet elegeu-o em 2019 “Designer of the Year”. Em 2021, Herkner ganhou o prémio de design de maior prestígio em Milão, o prémio EDIDA de Melhor Designer do Ano.

O amor incondicional pelo artesanato tradicional combinado com a apetência sensata para aplicação de novas tecnologias as seus desenhos, um verdadeiro talento para as cores, materiais e texturas autênticos, uma curiosidade pura por diferentes culturas, para abraçá-las e integrá-las e um compromisso de assumir a responsabilidade pelas coisas e pelas pessoas com quem trabalhamos, sem falar na consideração e respeito por todos os detalhes e passos necessários para criar um objeto extraordinário…:

A partir do sucesso da Bell Table para a ClassiCon em 2012, Herkner nunca mais olhou para trás, mantendo-se fiel à sua palavra – e a ele próprio. Equilíbrio e intuição são fatores importantes e duradouros no seu trabalho, que ele vê como um diálogo contínuo que atravessa as disciplinas: leva-o aos cantos mais distantes do mundo em busca de técnicas artesanais quase esquecidas, de manufaturas com tradição séculos… No processo, Herkner cria não apenas cadeiras, sofás, luminárias, mesas, vasos e tapetes, mas todo um cosmos que lança uma nova luz sobre como os objetos podem apelar aos sentidos e onde a beleza é cultivada a partir do próprio processo e de sua empatia // escrito por Martina Metzner

0
Would love your thoughts, please comment.x