Por a 22 Fevereiro 2022

Pierre Frey – Coleção de Aniversário 1823-2023

Na véspera do seu bicentenário, Braquenié dá testemunho da intemporalidade do seu património e celebra a quintessência do estilo francês, uma mistura subtil de influências estrangeiras e criações nacionais. Oferecendo um rico diálogo entre tradição encarnada numa elegância inalterável e representações assumidas, a colecção ANIVERSARIO 1823 – 2023 desdobra-se em torno de reproduções autênticas, bem como de reinterpretações inspiradas em documentos ilustres, conservados no departamento de arquivos da Casa, ou nas coleções do património do Château de Versailles, do Musée des Arts Décoratifs de Paris ou do Musée de la Toile de Jouy.

VERDURE FLAMANDE (B6042001)

Típico das tapeçarias do século XVII, o motivo deste jacquard evoca o matagal das florestas de Compiègne ou Fontainebleau, adequado para a caça real.

LISIEUX (B7648001)

Uma magnífica tapeçaria com um grande desenho de fruta e folhagem, este tecido reinterpreta com carácter uma tela estampada da segunda metade do século XIX, conservada nos arquivos da Casa.

PEQUENOS APARTAMENTOS DA RAINHA (B7650001)


Desenho soberbo cuja serigrafia manual revela um grande motivo de ramos floridos e ananases. Reproduz uma tela impressa chamada ” l’Ananas “, guardada no Musée de la Toile de Jouy. Originalmente impressa com a técnica de impressão em bloco por volta de 1777, era utilizada para mobiliário. O Château de Versailles escolheu-o para decorar as paredes dos quartos “à la reine” dos pequenos apartamentos da rainha. Também disponível em papel de parede.

TALMONT (B7655003)


Elegante ponto húngaro com um padrão e tecelagem típicos do século XVII, as cores densas e os fios torcidos de TALMONT fazem deste um tecido intemporal e sofisticado.

ASHOKA (B7657002)

Grande árvore da vida bordada em linho, ASHOKA evoca um paraíso perdido, rico em flores e folhagem extraordinária. A riqueza dos seus pontos bordados à mão e a sua coloração tonal conferem-lhe um estilo precioso e único.

BRISSAC (B7666005)

Veludo cinzelado com padrão ikat fluvial, BRISSAC está disponível em tons suaves e luminosos.

FLEUMARTIN (B7668004)

Reinterpretação de um detalhe de um Kalemkar dos arquivos da Casa, este padrão de grandes escalas é aqui reinterpretado numa belíssima qualidade de damasco tecida sobre teia de seda e trama de algodão e linho. A sua construção inspirada em brocatelles dá-lhe um relevo subtil, uma mão elegante e um brilho fino.

MARIE-PAULE (B7675001)


Surpreendentemente autêntico na sua construção em azulejo sobre um fundo de linho natural, este encantador desenho de aglomerado baseia-se no bordado em ponto cruz de um documento do século XIX nos arquivos da Casa.

AMBOISE (B7682002)

Reprodução do padrão ” La corne fleurie “, um dos motivos mais conhecidos de Beautiran, impresso com a técnica de impressão em bloco na fábrica Leclerc & fils no final do século XVIII. O documento, conservado nos arquivos da Casa, é uma parte acolchoada de uma cama à la duchesse. Esta encantadora faixa de flores e fitas é aqui impressa em tela plana em França, sobre um suporte metis intemporal.

CHANTONNAY (BP370003)

Papel de parede encantador com ramos de flores, tratados em cameos como as famosas pinturas de Jouy. CHANTONNAY reproduz uma tela impressa em chapa de cobre, inglesa ou francesa, do último quarto do século XVIII. O documento original é conservado nos arquivos da Casa Pierre Frey. Papel de parede impresso sobre um fundo de cetim não tecido. Também disponível em tecido.

INDIRA (BP346001)

O documento original, conservado nos arquivos da Casa, é uma tela pintada e impressa na Índia no século XVIII. Apresenta um desenho florido fantástico que provavelmente serviu de fronteira para um palemporo. A impressão em seda com reflexos naturais permite retranscrever toda a autenticidade do arquivo aqui adaptado sob a forma de listras. Coordenado com ALBERTINE F3278 e FP640.

Descubra, esta e outras marcas em Barreiros&Barreiros 

0
Would love your thoughts, please comment.x