Por a 2 Fevereiro 2022

Uma residência familiar de luxo, abraçada por um jardim tropical, aloja uma família de cinco, com projeto de interiores de Bianca Notari.

Fotografia: Denilson Machado MCA e Brunella Costa

A designer de interiores Bianca Notari abre as portas da sua casa de dois pisos, com uma área total construída de 705m2, e inserida num lote de terreno com 3.300m2, em Pinecrest, nos arredores de Miami, EUA. À família, composta por Bianca, que assina o décor e a ampliação da casa, o marido, consultor financeiro, e os seus três filhos de 10, 16 e 19 anos, junta-se ainda a mãe da designer, que passa boa parte do ano nesta residência.

A casa foi comprada pelo casal de brasileiros a morar nos EUA em meados de 2015, e já em final de construção. Naquela altura, as medidas não foram radicais ou de vulto, apenas foi decidido fazerem-se pequenas modificações. Três anos depois, em 2018, o casal decidiu construir uma ‘guest house’ para alojar uma sala onde os filhos pudessem receber os amigos, uma suíte para hóspedes e uma casa-de-banho de apoio à zona da churrasqueira, que foi completamente renovada.

“Morávamos em São Paulo mas decidimos mudar para Miami porque o meu marido foi transferido para esta cidade”, escreve-nos. “Durante a pequena reforma que fiz nesta casa, tivemos de morar, provisoriamente, num apartamento de férias que já tínhamos em Miami Beach”, prossegue Bianca. Segundo a designer, a partir desta decisão, tudo aconteceu fluida e rapidamente. Compraram a casa em abril, trataram da mudança em maio e em agosto, já em Miami, receberam toda uma vida, empacotada.

A casa com um jardim tropical, distribui-se da seguinte forma: na casa principal, há espaço, no piso térreo, para a grande sala de estar e jantar, a zona de cinema, a cozinha e lavandaria, além de um espaço para a empregada e duas suítes; no piso superior alojam-se quatro suítes e uma pequena sala de TV, além dos quartos das crianças.

Lá fora, o jardim engloba a zona da churrasqueira com espaço de refeições e de estar integrados, a piscina, uma varanda coberta da casa com outro ambiente de estar e mesa de jantar.

Toda a decoração foi montada com peças trazidas das residências anteriores da família, caso do apartamento em São Paulo, da casa de praia em Paraty e do apartamento de férias em Miami Beach, além de peças novas adquiridas especialmente para esta nova residência. “Assim que comprámos a casa, encomendei logo o tapete para integrar os dois ambientes do living numa loja em São Paulo”, lembra a designer.

De entre as várias peças com especial valor emocional, contam-se a cama que acompanha o casal desde o seu casamento (e que até hoje adoram!) e algumas peças trazidas da casa em Paraty, como a mesa de jantar que serve de aparador na entrada e a cristaleira da sala de jantar. Há ainda espaço para várias obras de arte, como a tela rosa de Henrique Oliveira, escolhido pela designer, o quadro de Vik Muniz, da série Brinquedo, escolhido pelo marido, outro de Marcelo Mosqueta, exposto na sala de jantar, fotografias de Renan Cepeda, uma fotografia da praia do Rio, de Luiz Braga ou a tela de Bianco. Em destaque na área social da casa, as poltronas e a mesa de centro da Tora Brasil, as duas poltronas Diz, de Sérgio Rodrigues, as duas poltrona Glove, de Patricia Urquiola e outras duas poltronas Pantosh, da Latoog, resumem as peças de mobiliário de design que o casal, assumidamente, destaca.

Todo o conceito do projeto e as principais inspirações para os interiores assentam num estilo contemporâneo que casa com a arquitetura do edifício, embora a decoração seja resultado da união de peças que o casal foi adquirindo ao longo dos anos. “Como nossa casa atual é tão moderna, com um pé direito alto e muito espaço aberto, a minha ideia foi aquecer os ambientes misturando peças do nosso acervo com as outras, que adquirimos já aqui. Cada canto tem um pouco de cada lugar por onde já passámos”, explica Bianca.

A adega, e para concluir, é ponto fulcral no espaço de estar no piso térreo – o casal, que sempre apreciou vinho, viu neste projeto a oportunidade de ter uma adega completa e bem equipada que servisse, ao mesmo tempo, de anteparo visual entre a cozinha e o living.   

0
Would love your thoughts, please comment.x