Por a 2 Fevereiro 2022

As plantas têm um papel fundamental na nossa vida e na nossa casa e por isso devem ser levadas em consideraçãoo quando se pensa numa remodelação. Neste projeto de paisagismo a escolha obedeceu a critérios bem definidos.

Arquitetura: Anna Luiza Rothier / Fotografia: Juliano Colodeti

O uso de plantas na decoração está, arriscaríamos dizer, mais na moda do que nunca. Apontada como uma das grandes tendências de 2022, não existe lugar da casa onde não sejam bem-vindas. Contudo, nem sempre é fácil tirarmos o melhor partido do seu uso e para isso, se possível, nada como recorrer a um profissional. Foi o que aconteceu com os proprietários deste duplex com 340 m2, que precisavam de ajuda para conferir às áreas exteriores do apartamento, mais conforto e privacidade, através do uso de plantas.

Paralelamente ao projeto de remodelação dos interiores, levado a cabo pelo escritório Escala Arquitetura, o projeto de paisagismo ficou a cargo de Anna Luiza Rothier, que explica que o uso de diversas divisórias se prendeu com a necessidade de fechar zonas mais expostas do terraço. As floreiras, foram todas idealizadas e montadas em moldes de fibra de vidro ou recipientes plásticos.

O projeto acabou por “entrar” no interior do apartamento, no sentido de levar consigo um pouco do verde do terraço. Para a escolha das plantas, Anna Luiza considerou a harmonia entre a arquitetura e o paisagismo, as condições climatéricas, a exposição ao vento e à maresia, e claro, o gosto dos moradores. 

“A cliente foi muito participativa durante a obra e solicitou muitas plantas coloridas, desde diferentes tons de verde até folhagens rosas e vermelhas. Pediu também um jardim muito farto e selvático, como se já estivesse ali há algum tempo. Para isso, demos preferência a plantas já adultas, dando a impressão de um jardim mais antigo”, revela a paisagista.  

O projeto de paisagismo concentrou-se fundamentalmente em dois ambientes: no terraço e na varanda do segundo andar, integrada numa sala mais reservada. Nesta, as floreiras foram desenhadas ainda na fase de obra, uma vez que têm a função de conferir privacidade e tapar a vista para prédios vizinhos. Nelas, foram plantadas rhapis excelsa, pleomelles variegata, dracenas cordyline e pittosporum variegatum. Ambas ficam de frente para janelas com vidro fixo que proporcionam verdadeiros quadros vivos de vegetação.  Para complementar, foram colocados vasos com dracenas fragrans e orquídeas de várias espécies na mesa de centro. Atrás do sofá, dois bouganvilles direcionados com hastes de bambu, vão crescer de forma entrelaçada e criar uma cortina verde.

No terraço, foi colocada uma floreira em aço corten sobre o muro, com hibisco variegata e convolvulus mauritanicus, criando uma cerca viva que dará continuidade à parte mais alta do muro. Perpendicular ao painel de azulejos – da autoria  do Coletivo Muda -, uma outra floreira de alvenaria, revestida a madeira, foi plantada com acalifa rubra, filodendro ondulato e jasminum. Por fim, junto ao muro, foi criado um canteiro, forrado com fibra de vidro moldada com as medidas do recorte, que recebeu pleomeles reflexa, clúsias variegata e peperômias variegata.

0
Would love your thoughts, please comment.x