Acolhida pela paisagem que a envolve e de frente para o mar, o Studio Schicketanz projetou uma casa sustentável onde apetece ficar e contemplar. Uma casa de tirar o fôlego que mostra que a sustentabilidade anda de mãos dadas com o design.
Arquitetura: Studio Schicketanz / Fotografia: Joe Fletcher Photography
Tendo como fonte de inspiração a paisagem envolvente, o Studio Schicketanz, liderado por Mary Ann Schicketanz, desenhou uma casa sustentável que se mistura e funde com a paisagem que a acolhe, e nos tira o fôlego.
A casa, foi inicialmente pensada como um lugar para onde escapar ao fim-de-semana, mas devido à pandemia, acabou por levar à derradeira fuga.
Para a concretizar, Schicketanz e a sua equipa escolheram os melhores materiais e acabamentos, e optaram pelo que era local, como granito e gesso. A exigência foi transversal e levou a uma escolha criteriosa de elementos decorativos, obras de arte (de Eric Gushee e Casey McCafferty) e peças de mobiliário, levando a que algumas delas – como camas, armários e estantes – acabassem por ser desenhadas por medida.
Para uma maior integração e menor impacto visual, do lado exterior, a casa manteve as cores neutras e em tons terra, levando para o interior os detalhes de cor, tanto em objetos decorativos como em alguns acabamentos em mosaico cerâmico ou gesso veneziano.
Para além dos acabamentos e móveis de luxo, a alta qualidade da casa assenta nas soluções de sustentabilidade colocadas, como os painéis solares Tesla Power Walls que produzem energia suficiente para garantir todas as necessidades da casa e o carregamento de dois veículos elétricos.