Por a 15 Fevereiro 2022

Um edifício com modelo de habitação burguesa típica do século XIX, foi remodelado para dar lugar a oito novos apartamentos. Uma mudança de programa que honrou o edifício original ao mesmo tempo que lhe conferiu um ambiente soluções modernas.

Arquitetura: Diana Barros / Fotografias: Mário Bradão

Localizado no Campo dos Mártires da Pátria, no Porto, um edifício de finais do século XIX foi remodelado para dar lugar a 8 apartamentos em modelo T0 e um estabelecimento comercial.

A proposta de intervenção arquitetónica, conta-nos Diana Barros, arquiteta e autora do projeto,  pretendeu honrar o edifício original, estimando o sistema construtivo existente e investigando a capacidade de adaptação do mesmo às necessidades de conforto contemporâneas.

O acesso à habitação faz-se por uma entrada lateral no piso térreo que se transfere para um corredor lateral, perpendicular ao sentido da rua. A caixa de escadas central, iluminada por uma claraboia, tem uma imponente presença no edifício e todos os pisos se organizam simetricamente a esta, dividindo-o em duas metades.

A mudança de programa conduziu a uma alteração da organização interna e mudanças de tipologia, mas o sistema construtivo e a caixa de escadas central foram mantidos e recuperados.  A segurança e as condições de conforto foram aprimoradas e todas as infraestruturas foram atualizadas.

Dada a pequena escala dos apartamentos, a madeira foi adotada como material de eleição para compor e neutralizar o espaço. Todas as carpintarias foram executadas em contraplacado marítimo de pinho e os pavimentos originais de madeira foram substituídos por novos.  

O espaço de dormir encontra-se elevado relativamente à zona de estar para o tornar mais resguardado e acolhedor consentindo também a criação de armários na parede que se criou ao levantarmos este espaço.

O desenho da cozinha surge do desejo da mesma poder funcionar como cozinha ou como uma estante, desfazendo a imagem da cozinha tradicional.

Veja em galeria algumas imagens do edifício antes da intervenção:

0
Would love your thoughts, please comment.x