Por a 18 Janeiro 2022

Um apartamento bastante compartimentado e com pouca luz natural, foi remodelado de forma a receber da melhor forma uma família com um quotidiano contemporâneo e ainda a acolher a necessidade de uma pessoa com mobilidade reduzida. A MOOD House cumpriu isso tudo, num projeto assinado pelo coletivo Gokostudio.

Arquitetura: Gokostudio / Fotografias: Valentin Hîncu

Localizado em Barcelona, num edifício datado do início do século XX, este apartamento no seu estado original era bastante compartimentado, o que se tornava pouco funcional para o estilo de vida actual. A par disso, zonas de extrema utilização durante o período diurno – como cozinha, sala de jantar e escritório -, tinham pouca luz natural por estarem dispostos em torno de pátios interiores pequenos e escuros. A luz do dia era, portanto, um bem escasso.

A juntar aos problemas já enunciados, as salas de jantar e de estar não tinham qualquer ligação e portanto, a última era apenas utilizada em ocasiões especiais.

Como não existiam quartos de hóspedes nem espaços de arrumação, e dada a deficiente iluminação, o escritório era frequentemente utilizado como quarto pela empregada doméstica e como despensa.

Por último, era fundamental preparar a casa para a eventual necessidade de acomodar uma pessoa com mobilidade reduzida e a precisar de cadeira de rodas para se movimentar. Esta viria a ser a maior dificuldade no projeto de remodelação assinado pelo Gokostudio.

Em suma, a remodelação passava por definir um novo layout, com exigências específicas, num apartamento multifamiliar com uma estrutura rígida, que não permitia grandes demolições de paredes.

Era necessário integrar a cozinha e salas de estar e jantar abrindo-as para a fachada principal. As zonas de circulação passariam a ter, pelo menos, 90cm de largura, sem desníveis e com a possibilidade de um raio para mudança de direção com 120cm. Era também necessário que o apartamento recuperasse a elegância e a graça – perdidas devido a instalações técnicas – voltando ao seu pé-direito original. Uma tarefa difícil, mas que foi conseguida.

A renovada MOOD House deu resposta a tudo isso. As paredes portantes permaneceram intatas, a zona diurna passou a estar voltada para a fachada principal, e numa das extremidades, onde fica a varanda fechada, foram desenhados móveis por medida de forma a criar um espaço de escritório para os dois membros do casal, com vista para as copas das árvores da rua.

A intervenção criou um espaço flexível de cozinha e sala de jantar que pode ser utilizado de duas maneiras diferentes – para acolher o quotidiano de 4 pessoas ou, para receber reuniões familiares com espaço para 14 pessoas.

Um banco de madeira, iluminação flexível suspensa sobre a mesa, uma porta dobrável – que desaparece ao ser aberta -, e um sofá conversível completam este ambiente que desta forma conseguiu acolher diferentes usos sem a necessidade de paredes divisórias.

A zona onde anteriormente estava o escritório foi transformada em casa-de-banho e despensa com espaço de arrumação. A antiga cozinha foi dividida e passou a receber uma casa-de-banho privada, que pode ser facilmente adaptada a mobilidade reduzida, e uma sala de apoio.

O quarto principal cresceu – roubando o espaço onde antes estava a casa-de-banho da suite – e contempla agora um closet.

A madeira, o micro cimento e a cerâmica foram os materiais eleitos, funcionando como fio condutor em todas as zonas da casa. A paleta de cores também se reduziu a três: cinza, o tom da madeira e pontualmente o cobre.

O resultado, sublinham os autores do projeto, “é uma casa sóbria e serena, em que a madeira e o cobre se destacam na materialidade. Uma casa que ganhou um ótimo conforto térmico, acústico e funcional e que permite aos seus proprietários viver um quotidiano em espaços que fluem entre si e que são inundados de luz solar”.

0
Would love your thoughts, please comment.x