Por a 5 Outubro 2021

O apartamento do designer de interiores Terry Hunziker
é um refúgio urbano, espaçoso e sofisticado, onde passado
e presente se harmonizam em estreito equilíbrio. Os materiais e a integração de acessórios e mobiliário personalizados, além de arte e artefactos, contribuem para uma atmosfera de luxo. 

FOTOGRAFIA: KEVIN SCOTT ADAPTAÇÃO: ISABEL FIGUEIREDO 

O apartamento de 350 metros quadrados de Hunziker está situado num prédio de tijolo de 1898, no Pioneer Square Historic District, no centro de Seattle. Originalmente construído como um hotel, o edifício passou por várias transições ao longo dos anos.

No início dos anos 70, o andar térreo foi adquirido e transformado numa discoteca popular. Anos mais tarde, e já abandonado, acabou por ser reconstruído como apartamento após um incêndio que destruiu o interior do edifício, deixando apenas a fachada externa intacta. Durante a última renovação e conversão em condomínios, foi adicionado ao edifício um quarto nível, com zonas ajardinadas na cobertura. 

“Embora as unidades individuais tenham sido reduzidas e construídas com baixo orçamento”, observa Terry Hunziker, “fiquei imediatamente impressionado com as possibilidades do espaço e comprei dois apartamentos, lado a lado, unindo-os num único apartamento”.

Foi ainda incorporada à casa atual um outro piso, que o designer transformou num master suite, aproveitando o terraço protegido do último andar. O interior é um plano aberto, amplo, mas com uma variedade de superfícies flutuantes e mudanças de materiais de modo a sugerir diferentes áreas funcionais, em vez de defini-las com paredes. 

Na entrada, uma parede de gesso veneziano cor terracota e flutuante limita a vista inicial do apartamento, que apenas se revela ao visitante conforme ele se movimenta para o espaço. Cores e texturas contrastantes – em tons terrosos, que variam do preto ao bege – definem o mobiliário e as superfícies.

Há́ uma estética subtil de uma escola antiga, confortável, aquecida pelo uso de materiais ricos. As janelas existentes foram redesenhadas para parecerem mais altas e mais estreitas; foram ainda adicionadas novas portadas de aço e vidro.

O cimento polido foi usado para o chão do hall de entrada; “corre- dores” de aço enegrecido foram estrategicamente embutidos no chão para dividir visualmente a longa galeria da sala de estar. Os pisos de madeira cobrem grande parte do primeiro andar, enquanto o sisal macio é usado nos espaços privados do segundo andar. 

“O design reflete a minha personalidade”, observa Hunziker. “Sou uma espécie de colecionador… de arte, móveis, objetos e livros. Gosto de ordem e serenidade e, embora haja tantas peças na minha casa, não parece confusa ou desfocada.”

As colaborações com vários dos talentosos artesãos de Seattle, particularmente o falecido David Gulassa, foram desde sempre um aspeto importante do design de Terry Hunziker. Gulassa é o autor da maior parte do trabalho de metal no apartamento, incluindo alguns detalhes das portas.

O quarto principal abre-se para o terraço privado, na cobertura, funcionando como um refúgio urbano tranquilo. O apartamento celebra a beleza dos materiais, dos mais comuns e aos mais invulgares, aplicados de maneira não convencional, bem como a exploração de elementos contrastantes, como luz / sombra, suavidade / rugosidade e brilho / fosco. 

0
Would love your thoughts, please comment.x