Por a 7 Dezembro 2021

A cerca de 40 minutos de Lisboa, a Casa Ferraria é um refúgio no campo a dois passos da cidade. A horas de entrar no fim-de-semana mostramos-lhe uma casa que nos remete para dias mais longos e sem a pressão do tempo a passar.

Arquitetura: Enter Arquitectura / Fotografia: Ricardo Oliveira Alves / segundo a memória descritiva enviada pelos autores do projeto

Localizada no concelho de Sesimbra, a sensivelmente 40 minutos de Lisboa, a Casa Ferraria foi em tempos um edifício de apoio à exploração agrícola da Herdade da Ferraria.

A intervenção, assinada pelo atelier Enter Arquitectura, manteve o arquétipo de armazém agrícola, bem como alguns elementos existentes – como a estrutura de madeira da cobertura e do pavimento do segundo piso.

casa Ferraria

O programa distribui-se por dois níveis: no piso superior ficaram as zonas de caráter mais social, e no inferior as de caráter privado, enfatizado pela modelação do terreno em volta do edifício, dos arranjos exteriores e da relação privilegiada com a natureza.

Esta, aliás, define a organização interior e exterior com dois momentos de fruição.

Os espaços exteriores da zona social num patamar superior, desfrutam de uma vivência da Herdade mais presente e separados da zona privada que priva exclusivamente da relação com a ambiência de floresta.

Na construção privilegiou-se a escolha de materiais e técnicas que não desvirtuassem a identidade histórica do edifício tanto no interior como no exterior. A estratégia passou pelo aproveitamento e recuperação da estrutura de madeira da cobertura e do pavimento, pela escolha dos materiais e acabamentos dos pavimentos e paredes.

0
Would love your thoughts, please comment.x