Uma moradia em Fernão Ferro que foi buscar inspiração além-fronteiras. O projeto de remodelação e decoração de interiores foi desenvolvido pelo atelier Mint Design.
Fotografia: Filipa scarpa
Tornar a casa mais confortável, funcional e harmoniosa figurava entre as principais premissas da proprietária. Quando a moradora procurou a dupla de profissionais do atelier Mint Design – Madalena Cabral e Teresa Pietra Torres -, rapidamente os desejos da cliente deram origem à criação do conceito que viria a nortear a remodelação e decoração de toda a habitação.
“Conversamos muito com os clientes de forma a melhor compreendermos as suas necessidades e preferências. Optamos por selecionar um elemento central, que inspirasse quer o projeto de remodelação quer a decoração, e foi através da cor, o verde água, que criámos essa união”, referem as especialistas.
Madalena Cabral explica ainda que iniciaram o projeto ao “desenhar a planta geral, estudar a implantação dos ambientes e do mobiliário, definir o que demolir, e posteriormente a escolha dos revestimentos”. De seguida foram desenvolvidos os desenhos detalhados dos móveis de casa-de-banho, cozinha, lambrim e portas.
A alteração mais profunda foi, sem dúvida, a transformação da garagem num espaço de lazer: um verdadeiro jardim de inverno. Mas, quer a cozinha, quer as casas-de-banho também sofreram alterações estruturais desde os revestimentos, aos pavimentos e mobiliário.
Toda a arquitetura de interiores e decoração respeitou o conceito de remodelação, potenciando a cor base da casa, o verde água.
O estilo que a cliente pretendia é assumidamente romântico, delicado e elegante. Assim, e com base nessa premissa, a equipa Mint Design criou três espaços distintos na sala de estar: “Hall de entrada, zona de estar (TV), e zona de refeições, a que chamamos de ‘cantinho inglês’”, diz Teresa Pietra Torres. “A zona de refeições, o lambrim e o papel são os elementos marcantes no espaço que criam este ambiente romântico de estilo inglês”, acrescenta.
O jardim de inverno foi criado como extensão da zona de estar, espaço de trabalho e, de convívio, tirando, em simultâneo, o maior partido da zona exterior da casa.
O quarto principal caracterizou-se pelo mesmo estilo romântico, vigorando um espaço elegante, com alguns apontamentos mais arrojados.
A designer Teresa Pietra confessa que, por sua vez, no quarto do filho; “Pretendíamos um espaço com personalidade e com uma decoração harmoniosa mas sem exageros. Combinámos a madeira com o ferro preto, o verde da parede com o vermelho escuro e a lã do tapete com o veludo do cadeirão”.
“Todo o piso 1 era destinado ao jovem, ainda na casa dos 20 anos, pelo que criámos uma zona de trabalho e lazer, onde ele pode criar os seus próprios projetos, embora com a possibilidade de convívio e de visionamento de TV sempre presente”, conclui a designer.