Por a 17 Novembro 2021

Projeto: Atelier Rua / Fotografias: Francisco Nogueira

De forma quadrangular, esta casa térrea descobre-se entrando na propriedade que a acolhe, localizada no Meco.

De fachadas semelhantes em todas as suas frentes, a casa é recortada por espaços exteriores (terraços) sombreados, fazendo com que os espaços comuns da casa sejam abertos ao exterior.

A sala assume-se como o núcleo a partir do qual se distribuem todos os outros espaços e articula-se diretamente com a entrada, que por sua vez também se abre ao exterior por meio de grandes janelas.

Nos quatro cantos do quadrado que forma a casa localizam-se os espaços de quarto. Cada um destes quatro núcleos compreende em “open-space” um espaço de entrada/closet, uma instalação sanitária e o quarto de dormir propriamente dito. Entre os mesmos surgem três espaços exteriores de terraço que medeiam o espaço exterior arborizado e o espaço interior central. Para norte desenvolvem-se as zonas técnicas da casa: uma casa de banho social; um closet; a copa interior e a lavandaria. A cozinha participa do espaço central como espaço aberto com um núcleo de confeção e uma grande “ilha” de preparação.

Segundo explicam os arquitetos autores do projeto, “a progressão diagonal pela casa permite descobrir diferentes graus de intimidade”. Do espaço exterior deambula-se pelo terraço semi-privado do quarto, ao qual se sucede o quarto propriamente dito. Daqui o espaço encerra-se num pequeno átrio, que medeia a transição para a sala. E a partir desta a sequência inverte-se até se chegar ao exterior no canto oposto.

0
Would love your thoughts, please comment.x