Por a 16 Novembro 2021

Projeto de Arquitectura: Blaanc Arquitectura / Fotografias: Telmo Azevedo

No bairro histórico de Santa Catarina, em Lisboa, um edifício da primeira metade do século XIX, foi alvo de uma remodelação assinada pelo gabinete Blaanc Arquitectura.

O edifício tradicional e pombalino, com paredes exteriores em pedra, paredes interiores em tabique e pavimento em tábua corrida, já havia sido intervencionado no passado, mas de uma forma pouco articulada com a traça original. A nova remodelação procurou, então, colmatar essa falha e harmonizar a linguagem do edifício. Para isso, respeitaram-se e recuperaram-se elementos tradicionais, como as portadas e um lavatório em pedra maciça.

Materiais como azulejos artesanais, bancadas em terrazo e algumas zonas de microcimento marcam as novas intervenções a nível das instalações sanitárias e cozinhas, e integram a paleta de cores escolhidas posteriormente na decoração.

Para além da intervenção arquitetónica, o atelier Blaanc foi também responsável pelo design de interiores, optando por revestimentos e peças de mobiliário resistentes e duradouras, numa paleta de cores neutras com apontamentos de tons pastel. Madeiras, palhinhas e cerâmicas compõe a base da decoração dos espaços, que se pretendem contemporâneos e harmoniosos.

0
Would love your thoughts, please comment.x