Por a 10 Novembro 2021

Texto enviado pelo gabinete autor do projeto

Fotografias: Francisco Nogueira Architectural Photography

Se pensarmos no arquétipo da tradicional vila piscatória Portuguesa, talvez Porto Côvo seja um dos melhores exemplos. A mistura de casas caiadas de branco, ruas calcetadas e bonitas praças empoleiradas nas baixas falésias da costa alentejana, fazem de Porto Covo um lugar único, a apenas 170km a Sul de Lisboa.

A planta do seu centro urbano é uma pérola da arquitetura popular do século XVIII, marcada por uma proporção geométrica e malha ortogonal de ruas, dispostas de forma paralela e perpendicular.

O coração de Porto Covo é o Largo Marquês de Pombal, praça delimitada por edifícios com fachadas simples e repetidas, marcada pela igreja, ao centro, e por pequenos torreões nos quatro cantos.

Mesmo no centro desta bela praça, frente à igreja, nasceu o Abranda, um novo destino gastronómico para os mais exigentes.

O restaurante ocupa um antigo edifício de habitação, de planta retangular, com uma área interior de 70m2 e um logradouro de 150m2. O atelier de arquitetura LADO, responsável pela conversão do edifício, projetou um espaço simples e arejado, simultaneamente contemporâneo e confortável, incorporando e respeitando os elementos da arquitetura original.

A sala principal apresenta a estrutura de madeira do telhado exposta, com o tradicional teto de canas, todo pintado de branco. A toda a largura da sala foi construído um arco, adicionando uma configuração curvilínea ao espaço, e separando a zona de bar da área de mesas.

O pavimento interior é revestido a mosaicos hidráulicos artesanais, que o atelier LADO desenhou especificamente para o projeto. Com padrão geométrico em tons de rosa e cinza claro, os mosaicos criam vibrações óticas em todo o espaço.

A paleta de materiais inclui também a pedra de calcário “Lioz Rosa”, madeira pintada de cinzento claro, cadeiras em madeira de carvalho natural, candeeiros de vime, teto e paredes pintados de branco.

O design de interiores é simples, na sua maioria definido por cores neutras com alguns elementos cor de tijolo.

No logradouro, foi desenhada uma pérgula quadrada, criando uma sala “exterior”, com o pavimento em bloco de cerâmica “tira romana” aplicado em padrão espinhado.

A estrutura de metal pintado de branco, cria assim uma zona de sombra que alberga uma longa mesa comunitária em madeira com tampo de pedra, rodeada de mesas e cadeiras metálicas na cor branco.

Para além da esplanada interior, os clientes podem também sentar-se na esplanada exterior do estabelecimento em cadeiras metálicas brancas, onde podem apreciar a beleza da praça principal de Porto Covo, enquanto tomam um copo de vinho.

0
Would love your thoughts, please comment.x