Por a 27 Outubro 2021

Inspirada na cultura gastronómica portuguesa, Tasco é uma marca de produtos para a mesa em olaria tradicional, desenhada e produzida em Portugal e editada pela VICARA. Nesta coleção, explica Paulo Sellmayer, diretor criativo da VICARA, “a memória distante dos lugares vernaculares e a sabedoria popular percorrem o trabalho de um conjunto de designers”.

Anita Gonçalves

“Apesar de sermos uma geração viajada e cosmopolita, ainda nos lembramos que a comida servida em barro vermelho sabe melhor”, “sabemos que desde a caçarola para o bitoque, à panela do arroz de marisco, passando pela azeitoneira e até a malga para o caldo verde, sem esquecer a travessa de sardinhas e o jarro do vinho, a gastronomia portuguesa tradicional da província é marcada pelo uso de peças em cerâmica artesanal”.

Diogo Alves

Este foi o contexto do qual partiu a coleção de tableware e que convidou vários designers a desenharem peças que cruzassem a sua identidade com a da marca e do contexto descrito. O resultado foi uma diversidade de propostas assentes numa diversidade de culturas e geografias associadas.

Diogo Alves

A coleção apresenta peças de barro branco ou vermelho feitas e decoradas à mão. É composta por peças utilitárias como copos, pratos e taças e desenhada por Halfstudio, Hugo Graça, Luís Nascimento, Mariana Filipe, Margarida Lopes Pereira, Rui Pereira e Monica Santos Studio.

Anita Gonçalves

0
Would love your thoughts, please comment.x