Por a 6 Outubro 2021

Estão assumidamente aparentes e são o que conferem maior personalidade ao apartamento reformulado pelo atelier CoDA. Poucos elementos fixos e muita flexibilidade é o que pode encontrar no apartamento que hoje partilhamos.

Fotografias: Júlia Tótoli Texto segundo memória descritiva

O jovem casal proprietário deste apartamento em Asa Sul, no Brasil, recorreu ao know how do atelier CoDA para que o processo de remodelação encaixasse nas necessidades de toda a família.

Algumas divisões foram eliminadas dando lugar a novos espaços. A sala passou a integrar tanto a cozinha como um dos quartos antigos, ganhando tornando-se assim num espaço amplo e flexível. Neste ambiente estão as funções de estar, jantar, cinema em casa, escritório e cozinha. A divisão dos ambientes é demarcada pelas colunas e vigas de cimento agora expostas intencionalmente.

O casal de académicos solicitou uma generosa biblioteca e os arquitetos do CoDA propuseram duas estruturas fixas: as prateleiras acima da bancada do escritório e os nichos sob o banco de cimento, construído ao longo da janela principal.  

O resultado é uma sala com poucos elementos fixos, que proporciona maior flexibilidade de usos, incluindo a possibilidade de projeção de filmes na parede branca, quando tirarem partido da sala de estar sem TV, e também o uso de jantar para mais pessoas. 

A planta foi reorganizada para acomodar duas casas de banho semelhantes: uma voltada para a sala, outra para a suíte. A lavandaria foi reposicionada atrás da cozinha, permitindo que o cobogó existente (espécie de biombo) seja avistado a partir da sala, proporcionando uma ventilação cruzada direta em toda a parte social. E um dos quartos foi adaptado para a filha do casal

A escolha dos materiais foi puramente estética, confluindo em elementos naturais. Optou-se por limitar o número de revestimentos ao mínimo, valorizando aqueles já eram existentes no espaço, como o cimento da estrutura, ou o piso de taco, em Peroba Rosa.

0
Would love your thoughts, please comment.x