O novo espaço projetado por Yakusha Design & Architecture Studio.
Fotografias: Yevhenii Avramenko Texto segundo memória descritiva
Sabia que o nome “Istetyka” surje da combinação de duas palavras ucranianas – comida e estética, precisamente?
Mais do que justificado, por isso, o nome atribuído ao restaurante onde a estética da comida é a principal mensagem a passar a quem os visita.
Esta forte matriz é notada quer no interior do espaço, quer nos pratos servidos. Os proprietários procuraram mudar a atitude em relação à comida rápida pronta para comer – transformando o processo numa experiência enriquecedora.
Os clientes são recebidos numa entrada de madeira com paredes com reboco de argila e cimento bruto, original do próprio edifício. Aqui, o pão é representado numa estética da comida como arte, onde menos significa mais.
Funcionalmente, o restaurante é dividido em três zonas. A área principal com mesas redondas espaçosas que serve para reuniões amigáveis. As pernas das mesas são feitas de material sustentável “ztista” à base de argila, papel reciclado, entre outros componentes naturais, uma técnica antiga é conhecida como ‘valkyvannia’.
Junto à área principal, existem mesas de cimento separadas para um ou dois lugares apenas. São complementadas por pufes retangulares feitos de plástico reciclado.
A cozinha é separada da área de estar pelo vidro tonificado, elegantemente emoldurado por uma prateleira minimalista para os pedidos.
A conexão com a terra e a abordagem ecológica são a base da filosofia de Yakusha, pelo que a atenção dada aos materiais e sua origem foi especial.
As formas geométricas simples dos assentos são suavizadas pelas linhas arredondadas das mesas e lâmpadas. A frieza das paredes e móveis de cimento encontram calor na argila viva. A aspereza e texturas irregulares são equilibradas pela pureza e suavidade do aço.
Lâmpadas artesanais de macramê dão um acabamento elegante à área sobre as mesas de jantar. Acompanhadas de arandelas de aço arredondadas, enchem o interior de uma luz suave após o pôr-do-sol.
A maioria dos itens do restaurante Istetyka foram feitos à mão por artesãos locais e o resultado não podia ser mais especial.