Por a 3 Agosto 2021

Parece uma tarefa simples, mas são vários os pormenores a que deve estar atento antes de ‘cortar o tecido’. Aqui fica o beabá que deve saber para que nada falhe no momento da montagem.

Fotografia de destaque: Ana Paula Carvalho

Elemento de destaque, são na verdade, incontornáveis em qualquer projeto e a sua presença vai muito além da questão estética. Dão privacidade, segurança e conforto.

São capazes de controlar a luminosidade, potenciar o conforto em termos de temperatura e representar uma mais valia em termos decorativos.

FUNCIONALIDADE

O fundamental no momento de escolher cortinados é saber adequá-los a cada divisão. Em espaços pequenos deve evitar tecidos muito volumosos, por exemplo. Já na cozinha é importante escolher uma solução lavável. E sabia que os blackouts são frequentemente executados para quartos ou home cinemas?

Por sua vez, nas salas, são indicados tecidos menos opacos que não impeçam a passagem integral da luz solar. Se a sua sala tiver algum tipo de extensão ao exterior pode ser conveniente tecidos mais leves e fluídos que permitam a maior integração de espaços.

ESTILO

Depois de garantida a parte funcional, é pertinente escolher as cortinas que melhor se adaptem ao estilo de decoração da habitação.

Ambientes tradicionais suportam melhor tecidos mais volumosos e de tons neutros, ao invés de espaços contemporâneos que ligam particularmente bem com tecidos fluidos, quase translúcidos, e de materiais naturais como o linho ou o algodão.

Quando o objetivo é que a sua presença seja discreta, fundindo-se quanse com a parede, as tonalidade de branco ou cinza são boas opções.

DIMENSÕES

Quanto mais longas maior amplitude conferem à divisão: referimo-nos aos cortinados de uma ponta à outra da parede e de alto a baixo. Isto é particularmente visível, e até potenciado em casas com duplo pé direito, que usam frequentemente a seu favor as cortinas para intensificar a sensação de amplitude. Deixam as salas elegantes e potenciam o pé direito.

Por sua vez, as cortinas curtas funcionam particularmente bem quando existe mobiliário imediatamente após o vão da janelas, ou sistemas de aquecimento, por exemplo. Assim como, os estores de rolo, outra das soluções comumente utilizadas nestas circunstâncias.

FORMATO

De ondas, reto ou com pregas?

Em ambientes mais tradicionais é frequente usarem-se as pregas, as de ondas são particularmente elegantes e as de formato reto casam bem com ambientes mais modernos ou contemporâneos, mas como em tudo é uma questão de gosto.

MANUTENÇÃO

As cortinas são um elemento que pode durar inúmeros anos, mas sendo frequente a acumulação de ácaros é imprescindível uma lavagem anual, embora, com cuidados redobrados pois nem todos os tecidos podem ser lavados na máquina.

0
Would love your thoughts, please comment.x