Por a 29 Julho 2021

Segundo a memória descritiva

A dupla de arquitetos Alvisi Kirimoto assina este projeto de remodelação, um apartamento com vista para o Coliseu, em Roma, para um casal de artistas onde a premissa foi “think big”.

Os antigos proprietários deste apartamento de dois andares, no último andar, mantiveram-no no seu estado original: teto baixo, uma sala cheia de colunas… Havia que pensar grande. “Este não foi apenas um projeto de interiores”, refere Massimo Alvisi, que, com a sua mulher e parceira, Junko Kirimoto, assumiu a recuperação de dois anos, concluída pouco antes da pandemia.

De entre os vários trabalhos, era necessário equipar o apartamento com um novo telhado, uma tarefa desafiante, tendo em conta a localização da casa, mesmo no centro de uma cidade histórica como Roma, onde tudo o que é feito deverá respeitar a herança histórica. Da cor à textura, das dimensões das janelas às formas.

Pedra, madeira, vidro e aço, como visto nos demais edifícios das ruas estreitas, foram aqui usados. A grande sala de estar é como um palco elevado, com o teto alto, a partir da qual se observam as ruínas romanas, confortavelmente sentado num dos sofás de Gaetano Pesce.

A experiência da dupla de arquitetos com o design teatral esteve na base da adjudicação deste projeto. Aquela sala de estar, um amplo sótão, é como um templo de contemplação.

Os proprietários, ambos artistas, puderam assim decorar a casa com a sua coleção de móveis de Pesce, o mestre do design italiano contemporâneo, combinando-a com papel de parede e outras peças e texturas que adicionam cor.

0
Would love your thoughts, please comment.x