Um exemplo claro de como a arquitetura se adapta, com o passar do tempo, como resposta às novas necessidades do século XXI.
Fotografia: José Campos
A moradia construída em 1926, inspirada na arquitetura de Raul Lino, sofreu algumas (poucas) alterações nos anos 50, do século XX, e mais tarde, no ano 2000 quando passou a instituição de ensino.
Erguida numa das artérias mais movimentadas da cidade do Porto, e com quatro frentes, o novo proprietário pretendia agora potenciar a privacidade.
Na altura em que fora adquirida, a habitação apresentava uma mistura de estilos que dificultava a perceção do seu potencial, mas após um minucioso estudo foi claro o caminho arquitetónico a seguir pelo atelier In.Vitro.
Na década de 1950, com a introdução de uma nova escada em betão armado, a relação entre os dois pisos estreitou-se, passando o rés-do-chão a ser utilizado também para funções sociais.
Pretendeu-se adaptar este espaço a uma habitação unifamiliar, harmonizando as várias alterações sobrepostas. Nesse sentido, foi decidido que os espaços sociais deveriam ser acomodados no rés-do-chão, devendo o primeiro andar ficar reservado aos quartos e biblioteca.
Muitos dos elementos estruturais e construtivos, nomeadamente carpintarias interiores e exteriores, foram preservados e reabilitados, atendendo à sobreposição de estilos e épocas.
A arquitetura aproveitou e assumiu os diferentes materiais e revestimentos em ambos os pisos, de forma a preservar a memória da antiga separação entre pisos, característica do projeto original. As fachadas foram reabilitadas, preservando o seu valor patrimonial. A grande escadaria de concreto armado também foi reabilitada, continuando a enriquecer a parte central da casa com a sua presença. Mas não só, também a cozinha, embora remodelada, remete para outros tempos.
A intervenção levada a cabo pelo atelier in.vitro permitiu preservar um conjunto construtivo de grande valor patrimonial, valorizando os elementos construtivos do edifício, tanto originais como adquiridos em intervenções posteriores, ao mesmo tempo garantindo a melhoria das condições de uso e conforto, condições fundamentais para os futuros moradores.