Vendem produtos distintos, mas numa coisa são iguais: Todos sabem que para obterem resultados bem sucedidos, o seu impacto deverá começar de fora para dentro. Reunimos lojas pelo mundo onde o seu design incrível é tão notado quanto os produtos que comercializam.

Fotografia de destaque: Sulwhasoo

É caso que os “olhos são os primeiros a comer”. Nunca o ditado fez tanto sentido mesmo num contexto que em nada está relacionado com gastronomia. As lojas que lhe trazemos hoje são incríveis pela forma como pensaram o seu design de interiores. São distintas, ousadas e irreverentes. Ora veja:

AESOP, AMESTERDÃO

Uma loja Aēsop é sempre motivo de ‘wow’. Esta fica na Utrechtsestraat em Amesterdão e é o espaço de retalho inaugural de Valentin Loellmann. Com sede em Maastricht, o criativo alemão – conhecido principalmente pelos seus móveis de madeira sinuosos – foi abordado pela equipa de design europeu da Aēsop para assumir os interiores.

SULWHASOO, SEUL

A empresa sul-coreana de cosméticos Sulwhasoo recrutou os arquitetos Neri & Hupara a sua nova loja na Coreia do Sul. O resultado é um espaço incrível onde os especialistas juntaram os conceitos de boutique de luxo e salão de beleza num só, mas sobretudo onde o latão exibe todo o seu charme.

O resultado é uma loja distribuída por cinco andares num dos bairros mais luxuosos da capital. A intervenção na fachada com trama de filamentos de latão estende-se por todo o recinto criando uma estrutura contínua que remete para as lanternas orientais. Esta espécie de grade também serve como uma subtil divisória de espaço. O conceito de lanterna evocado por esta treliça dourada é reforçado no interior da loja por uma série de conjuntos de espelhos e lâmpadas suspensas no interior da grelha.

CARTIER, PARIS

Bruno Moinard assina a nova cara da loja Cartier, na rua Faubourg Saint-Honoré, em Paris. O arquiteto de interiores, cenógrafo, designer, pintor e fotógrafo Bruno Moinard realizou um verdadeiro trabalho de ourives para reorquestrar o projeto de interiores da casa Cartier.

Lá dentro, o artista criou uma espécie de Via Láctea que faz brilhar as peças de joalheria da coleção Les Galaxies de Cartier. No teto, é visível uma obra evocando as ondulações concêntricas da água foi realizada em torno de um lustre de vidro criando um maravilhoso efeito cénico.

MON PARNASSE, MADRID

Um novo conceito de floricultura em que as flores estão ao alcance de todos O arquiteto Woz’ere, da Canobardin desenvolveu um ambiente que nos remete para os mercados de flores parisienses enquanto convidados seus visitantes a um passeio inesquecível lá dentro: Um mercado de flores ao ar livre, um jardim de flores vertical no qual o cliente passa e colhe as flores com facilidade. Um mostruário em que o mobiliário desaparece para dar todo o destaque às flores e plantas. No acabamento da fachada, uma moldura de contraplacado de pinho pintado que compõe uma fachada em estilo parisiense. Para proteger e abrigar essa caminhada, um longo toldo vertical.

GOOGLE, NOVA IORQUE

O gigante tecnológico inaugurou a sua primeira loja física na cidade que nunca dorme e o espaço foi criado com materiais em cortiça e também reciclados.

A Google Store ocupa um espaço térreo no antigo Port Authority Building, uma estrutura art déco e o design de interiores da loja foi criado pelo estúdio de arquitetura Reddymade, que recorreu a elementos da exposição A Space For Being – “Um Espaço Para Ser”, para a sua criação. OS designers utilizaram princípios fundamentais da neuroestética, (que examina a forma como o visual pode impactar os nossos corpos e mentes), para tornar o ambiente convidativo. Claro que por toda a loja os visitantes são convidados interajam com os produtos e tecnologias da marca.

CÉLINE, MIAMI

O mármore envolve uma estrutura existente de dois pisos na loja da Céline. As fachadas, pisos, paredes e tetos são inteiramente feitos do material. O projeto é assinado por Valerio Olgiati.

SELEXYZ BOOKSTORE, MAASTRICHT

O interior contemporâneo do edifício desta Livraria Selexyz Dominicanen foi projetado pelos arquitetos Merkx + Girod em Maastricht, Holanda, para os livreiros holandeses Selexyz Dominicanen. A Merkx + Girod foi contratada pelos livreiros holandeses para converter o interior desta antiga Igreja Dominicana numa livraria moderna.

A loja manteve o estilo arquitetónico original e alterou a decoração com a adição de elementos modernos, fazendo parecer uma igreja ‘nova’. A sensação de ler livros aqui sob o incrível teto alto já lhe valeram o titulo de “livraria do Paraíso”.