Por a 12 Maio 2021

É mais ou menos adepto? Faz parte dos que defendem a sua abolição optando por bases de duche? Ou, pelo contrário, não prescinde da banheira em prol de uns bons momentos de relaxamento? Antes de tomar uma decisão, espreite as inspirações que reunimos para si.

Fotografia de destaque: Read mckendree

Reza a história que, um pouco por todo o mundo e não apenas os romanos, gregos e egípcios beneficiavam das vantagens dos longos banhos de água quente. Por essa altura existiam, inclusivamente, soluções como as piscinas naturais ou as afamadas e luxuosas termas pelos mais variados pontos do globo.

Entre as mais famosas estão as termas do Gellert Spa na Hungria, às Therme Vals na Suiça, passando pelo Bad Blumau na Áustria, para citar apenas alguns exemplos.

Mais tarde começaram a fabricar-se banheiras domésticas, em alvenaria, seguindo-se as de ferro esmaltado até às clássicas em fibra de vidro.

Porém, com a evolução dos tempos, a utilização da banheira tem caído em desuso. A correria dos dias obriga a banhos rápidos, habitualmente em bases de duche, mais práticas e económicas. Com isto, parte da construção de imóveis tem vindo a banir as banheiras em todas as casas de banho, embora o tema não seja consensual entre a população.

Ambas apresentam vantagens, mas hoje preferimos olhar para 14 modelos de banheiras e relembrar as vantagens de tê-las em casa.

São extremamente relaxantes, não existe nada melhor do que um banho de imersão após um longo e exaustivo dia de trabalho. Particularmente se tiver incorporada hidromassagem o que, consequentemente, ajuda a aliviar eventuais dores musculares.

Regra geral, são mais económicas. Estima-se que encher uma banheira consome menos litros do que um duche de 10/15 minutos com água abundantemente a correr.

Sabia que as banheiras potenciam o valor comercial do imóvel? Tendo em conta que oferecem a possibilidade de maior bem-estar aos moradores.

Por fim, é uma forte aliada nos cuidados de beleza. Um banho de imersão ajuda a estimular a abertura de poros e, consequentemente, a uma maior limpeza natural da pele. Pode ainda potenciar os seus efeitos complementando com outros cuidados da pele como a utilização de máscaras ou esfoliantes de corpo.

0
Would love your thoughts, please comment.x