Por a 13 Abril 2021

O modelo certo pode modificar um ambiente, mas nem sempre o vemos usado da melhor forma. Descubra os vários aspetos que deverá ter em conta antes de o mandar embalar.

Fotografia de destaque: José Manuel Ferrão

São elementos versáteis, decorativos e cumprem a importante função de trazer conforto às divisões. Por vezes, vão além disso e servem mesmo para delimitar espaços dentro de uma divisão. A sua utilização é transversal a qualquer estilo decorativo mas devem ser usados de forma estratégica e não apenas porque ‘sim’.

Tirar medidas

Ter noção da dimensão do tapete que necessita para determinada divisão é absolutamente fundamental. Isso exige trabalho prévio e não uma compra por impulso.

Formatos e feitios

Retangulares, quadrados e circulares são sempre bem-vindos. Transmitem ambientes seguros e harmoniosos. Porém, as suas opções não se resumem a estas formas. Cada casa tem as suas particularidades, dos constrangimentos arquitetónicos às opções decorativas, pelo que executar um tapete à “sua” dimensão pode ser a melhor opção. Formatos em nuvem, com cantos recortados e tantas outras possibilidades estão à distância de um pedido.

Artesanais

Cada vez mais procurados, como aliás um pouco com tudo o que é feito para a casa. As pessoas procuram cada vez mais tecidos e materiais naturais, executados de forma artesanal e personalizada, do crochet ao tricô. As próprias pequenas imperfeições são encaradas de forma descontraída pois representam a mão e autenticidade de quem o executou.

Texturas

As opções são inúmeras, da lã, ao acrílico, poliéster, couro, fibra sintética… Representam, sem dúvida, um dos elementos mais importantes a ter em conta quando decide comprar um tapete. Eventuais alergias de moradores, dinâmica familiar e intensidade da vivência em cada divisão ou hábitos de higiene devem ser tidos em conta no momento da compra. Além do mais, alguns fios potenciam mais conforto do que outros. Gosta deles com pelo alto e fofo para a sala? No hall não será melhor uma solução com fibra mais resistente? E os da casa de banho são de combate o suficiente para sucessivas lavagens? Estas e outras questões devem ser levantadas antes de o mandar embalar.

Um por cima do outro

Uma vez em casa pode colocá-lo à sua disposição das mais variadas formas. Colocar um por cima do outro é uma estratégia meramente estética e decorativa. Colocar um por cima do outro, de forma desencontrada  permite composições originais e divertidas.

Padrões geométricos

As formas geométricas têm vindo a ser aplicadas um pouco por toda a decoração, das pinturas na parede aos pés de  candeeiros passando, claro, pelos tapetes. As soluções com este tipo de padrão ficam particularmente bem como contraste às bases neutras de paredes e mobiliário. São uma boa forma de adicionar cor e dinamismo às divisões, sobretudo se o mood for particularmente moderno.

Fita antiderrapante

Uma dica derradeira. De forma a torná-lo funcional para o dia a dia aplicar uma fita antiderrapante por baixo do tapete ajuda a que ele fixe no chão, e além de prevenir acidentes também ajuda a que se mantenha sempre no mesmo sitio e na posição correta.

0
Would love your thoughts, please comment.x