Por onde começar? Quais os cuidados a ter? Quanto vai custar? Existem tantos estilos diferentes que não consigo decidir o melhor…! Se estas palavras ou pensamentos lhe são familiares, respire fundo, estamos cá para ajudar e começar por delinear uma estratégia é sempre uma boa ideia. Siga as nossas sugestões.

Fotografia de Destaque: Read mckendree

Está seguramente entre as formas mais frequentes de modernizar a casa, apesar de, (a par com as cozinhas), a remodelação de casas de banho representar uma das maiores dores de cabeça de proprietários inexperientes. Não sendo um bicho de sete cabeças pode, na verdade, revelar-se um processo penoso se não houver uma boa organização prévia. Resumindo, o que precisa é apenas de traçar um plano de forma a recriar a casa de banho dos seus sonhos entre as inúmeras tendências e opções disponíveis no mercado!

Reunimos alguns fatores a considerar antes de abraçar esta árdua tarefa.

ORÇAMENTO

Aborrecido, mas imprescindível. Diríamos mesmo que deve ser o primeiro passo ou decisão. estipular um orçamento irá ajudá-lo a elaborar um plano de renovação evitando gastos descontrolados.

DESIGN

Antes de começar a remodelar a casa de banho por iniciativa própria é importante ganhar noção dos ambientes que se melhor se ajustam às características da sua casa. Começar por definir uma paleta e esquema de cores que se adeque a si pode ser um bom ponto de partida, sobretudo na escolha de revestimentos de parede. Sabia que o branco e o azul estão entre as cores mais populares para estas zonas húmidas? Porém, a tradição já não é o que era e felizmente já não há regras que ditem o permitido e o proibido! Sabia ainda que todos os anos a Pantone anuncia sua cor Pantone do ano e com ela surge sempre alguma inspiração criativa na qual poderá inspirar-se?

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS

É impossível falar em recuperar uma casa de banho sem pensar na mudança de pavimento, só assim um projeto ficará completo. Existem casas especialistas nestes artigos que o poderão ajudar na escolha mais acertada entre a vasta oferta existente: Ladrilhos, mosaicos de grande ou pequena dimensão, soalho de madeira, cerâmico efeito madeira entre tantos outros… No que diz respeito às paredes equacione ainda a opção papel de parede. Um must!

LOIÇAS SANITÁRIAS

Deseja cabine de duche ou banheira? Lavatórios embutidos ou de pousar? E nas torneiras já pensou? De parede ou de bancada… também aqui as opções são diversas. Todas elas devem ser selecionadas previamente de forma a que canalização seja feita de acordo com o objetivo final.

ARRUMAÇÃO

Ao debruçar-se num projeto de remodelação, pode ser tentador entusiasmar-se com a parte estética do espaço e deixar para segundo plano a funcionalidade. Porém, as casas de banho não são diferentes do resto da casa e a sua funcionalidade não pode ser descurada, pelo que deve sempre equacionar soluções de arrumação quer para produtos de higiene pessoal, quer para toalhas, por exemplo.

ACESSÓRIOS

Quando finalmente estiver tudo encaminhado e conseguir voltar a respirar de alívio complete a tarefa com os acessórios mais indicados ao novo espaço. Toalheiros, seca toalhas, doseadores ou espelhos e outros elementos indispensáveis nas casa de banho podem, e devem, manter o mesmo cuidado e design. É a chamada cereja no topo do bolo!

ILUMINAÇÃO

Como em tudo, a iluminação pode fazer milagres, e quem disse que uma casa de banho deve ter apenas luz geral e de cor branca? Uma sanca com luz indireta junto à zona de duche ou candeeiros suspensos na zona da bancada farão certamente toda a diferença!