Por a 24 Julho 2020

Cada casa conta a história de seus habitantes, numa alquimia de memórias e desejos que se desenrolam de um espaço para o outro. Para esta casa, a equipa do Plus Ultra Studio, liderado por Alessandra Casterbarco Albani e Marco di Nallo, redifiniram os interiores de um apartamento em Milão usando uma abordagem eclética com o recurso a memórias e acabamentos com alto impacto visual.

Fotografia: Federico Villa / Projeto: Plus Ultra Studio

Gosto refinado e o maior cuidado deposto nos detalhes estão na base do redesign de um apartamento de 65 metros quadrados em Milão, no bairro de Porta Venezia, para atender às necessidades dos seus novos proprietários. Os designers fizeram o melhor uso dos espaços, propondo algumas soluções invulgares.

Somos acolhidos por uma entrada que se encaixa obliquamente no plano, como se separasse o apartamento em duas partes. Com vista para a sala de estar, a entrada é caracterizada pelo chão com formas geométricas, em preto e branco, inspiradas em Déco e Op Art, um teto rebaixado e móveis angulares personalizados: um ecrã lacado a verde e palha de Viena protege parcialmente a vista.

A escolha deste piso corresponde à necessidade de propor uma nova articulação para a orientação invulgar da parede de entrada, que se abre a 45 graus.

A partir daqui, entra-se na sala e na cozinha, desenhadas como duas áreas separadas, mas visualmente ligadas graças à presença de uma grande porta dupla de vidro, inspirada nas formas arredondadas da década de 1920.

“O layout original da parede da entrada tinha uma orientação difícil. Para resolver a difícil configuração do plano, inspirámo-nos nas soluções espaciais originais e nos interiores ricos em cultura figurativa de Luigi Caccia Dominioni, um dos arquitetos e designers de móveis milaneses mais talentosos de meados do século XX. A forma do corredor triangular ecoa no espaço da entrada, onde o design do chão, preto e branco, e os móveis espelhados brincam com o entrelaçamento de geometrias, criando um efeito complexo e apenas aparentemente contraditório”.

A porta, tal como os móveis da sala, satisfaz as sensibilidades dos clientes, combinando várias peças de antiguidades modernas e combinando-as com móveis projetados pelo estúdio, caso da consola com portas de palhinha de Viena e detalhes de latão. A sala tem um piso de madeira clássico; a cozinha tem as mesmas cores da entrada, mas com um design mais minimalista, a par com os móveis personalizados.

Numa interação de referências cruzadas, outro piso a preto e branco, com cores reversas em comparação com a entrada adjacente, define o corredor triangular que conduz aos quartos, com portas originais de asa dupla recuperadas durante o trabalho de renovação. Aqui um closet precede o quarto e usufrui da luz natural através de uma porta e de uma janela interior de palha vienense.

A divisória forrada com o papel de parede de Chiavi S, da Fornasetti, caracteriza o quarto em continuidade com a cabeceira da cama, também projetada e feita sob medida pelo estúdio Plus Ultra, onde o carvalho natural é combinado com uma cor cinza-azulada, profunda, inspirada no papel de parede.

Na casa de banho, o preto e branco surge de novo: o único toque de cor é dado pelos móveis do lavatório, em tons de vermelho tijolo. Neste espaço, os arquitetos optaram por combinar as formas com o design da moldura original da janela e porta. É o caso da abertura em arco que enquadra a janela e dá acesso à área do duche, revestida a azulejos de cerâmica branca. Os móveis lacados integram o radiador existente num design geométrico e minimalista.

A cliente”, diz Alessandra Castelbarco Albani, “é uma apaixonada de longa data por antiguidades modernas, com especial predileção pelo período Deco. Esta não é a primeira casa que projeto para ela: há alguns anos, desenhei a casa onde foi morar sozinha, e onde parte da sua coleção de móveis deveria ser integrada. Tal deu-me a conhecer a sua paixão por cores fortes e espaços abertos.

As inclinações individuais tornam-se assim uma oportunidade para encontrar novas possibilidades de encontro: o desejo de ter um espaço mais aberto.

0
Would love your thoughts, please comment.x