Por a 2 Junho 2020

Antes uma aldeia rural, hoje transformada em bairro de cidade, Benimaclet preserva as suas ruas de calçada e algumas casas típicas. Não é o caso desta, de construção atual, mas é a sua missão: preservar as memórias do passado entre as suas paredes e os seus dois pátios.

Fotografia: Mariela Apollonio / Segundo a memória descritiva dos arquitetos

Benimaclet foi em tempos uma aldeia rural, uma ilha num mar de campos sulcados por valas. Com o crescimento da cidade vizinha, València, esta ilha foi absorvida pelo crescimento, tornando-se inevitavelmente um bairro dentro da cidade, na verdade uma ‘raridade’ dentro do tecido urbano. E é nessa condição que ela resiste, cada vez mais dominada pela cidade.

A Casa Ricart, pelos arquitetos do coletivo Gradolí&Sanz, foi construída num terreno localizado no Núcleo Histórico do bairro, e é sua vocação reforçar as características tipológicas dos edifícios tradicionais, onde os pátios, mesmo quando pequenos, se revelam o centro da casa.

Esta casa está organizada em torno de dois pátios: o primeiro, na transição entre a sala de estar e a cozinha, é aberto ao sol e contém uma oliveira; o segundo, de caráter mais particular, é um pátio protegido com vegetação que confere a necessária sombra.

Localização: Calle Alegret nº10, Benimaclet, Valencia
Arquitetos: Arturo Sanz Martínez e Carmel Gradolí Martínez
Design de interiores e iluminação: Carmen González Úbeda
Fotografias: Mariela Apollonio
Data de conclusão do projeto: 2007
Data de construção: 2011-2012

0
Would love your thoughts, please comment.x