Por a 4 Maio 2020

Uma casa com três telhados e aspeto enferrujado, numa propriedade rural de Sonoma, na Califórnia, é a nova casa da chef Hollie Greene Rottman e do seu marido, Jim Rottman. A cozinha é o espaço dominante e mais importante. Descobrimos porquê!

Fotografia: Bruce Damonte

“A topografia íngreme deste lugar começou como um exercício prático para abordar o acesso e levou a uma abordagem de design mais holística para a própria residência”, quem o diz são os arquitetos do estúdio Mork-Ulnes Architects sobre este retiro residencial em Sonoma, Califórnia, projeto para uma chef, o seu marido e a família.

A casa de 160 metros quadrados usa a sua base de betão áspero como garagem e entrada, que conduz os visitantes, através do volume da escada de cimento, até ao principal espaço residencial.

Revestido com painéis de aço corten para integrar tanto a tipologia da construção rural de Sonoma como a argila vermelha nativa do local da encosta rochosa, o projeto foi batizado Triple Barn.

Cercada pela natureza, mas convenientemente localizada perto da cidade, a casa é o refúgio do casal e um laboratório gastronómico. Seguindo as dicas da filosofia da chef e inspirados na tipologia de construção rural típica da região, os arquitetos usaram um revestimento de metal que lembra o solo enferrujado vermelho-ferro nativo do local e a contaram com a colaboração de fornecedores, construtores e marceneiros locais.

Devido à sua localização e área de terreno, os proprietários podem ali cultivar uma horta de granes dimensões e fazer caminhadas, sempre com as vistas do vale de Sonoma.

“O desafio inicial do projeto, que moldou a forma do edifício, foi como adotar a inclinação e as vistas muito íngremes do local, criando e permitindo o acesso dos bombeiros nesta área propensa a incêndios”, diz o arquiteto Casper Mork-Ulnes.

Hollie Greene Rottman, a chef, é a fundadora da JoyFoodly e diretora da organização California Wellness in the Schools; Holli dá formação e ensina os responsáveis da escola, as crianças e as famílias a cozinhar e a comer bem e incentiva o uso de receitas de origem local, focadas em legumes e frutas. Nos últimos dez anos, deu formação a cerca de 15.000 crianças dos 7 aos 14 anos através de vários programas escolares e pós-escolares, em todos os EUA, da costa leste à Califórnia.

“A casa acabou por se revelar mais privada do que esperávamos. É de facto um refúgio, mas tão convenientemente localizado perto da cidade. Parece que estamos num mundo longe da agitação ”, diz Hollie Green.

Projetada como um refúgio (mas residência a tempo inteiro), a casa permite que o casal, que passa grande parte do tempo na horta no cultivo dos seus alimentos, e especialmente Hollie, uer a cozinha personalizada como laboratório de refeições saudáveis ​​para inspirar o seu trabalho de ensino.

“A casa é o nosso próprio santuário de cura. É pacífico e privado. Adoramos ler um livro lá fora, trabalhar no jardim e ficar à sombra do grande carvalho ao lado da fogueira, quando o sol da tarde é intenso. Esta casa e cozinha também são perfeitamente projetadas para um retiro de fim de semana, com gastronomia incluída, ou para dar uma aula de culinária ocasional ”, dizem Hollie e Jim.

O objetivo foi, desde o início, criar um lugar de ponto de encontro com a família e os amigos, mas também um lugar para reenergizar e encontrar a paz e a tranquilidade longe da vida agitada do trabalho de Hollie nas escolas e das frequentes viagens de negócios de Jim pelo mundo.

Depois de anos a viverem em Nova Iorque e São Francisco, o casal ansiava por uma nova residência, que lhes permitisse ligarem-se à natureza de uma nova forma. Os seus desejos foram alcançados graças à localização isolada e à criação de uma grande horta. Entre as várias funcionalidades e confortos, era fundamental uma cozinha profissional, espaçosa, uma master suíte, dois quartos de hóspedes e um escritório isolado.

Ao longe, distingue-se a forma de aço enferrujada, com telhado triplo. Ao aproximarmos-nos, fazemos a entrada pela porta da frente através do grande vazio de betão. Da entrada inferior, uma escada em espiral conduz-nos através de um volume de betão até à casa principal, onde somos recebidos com uma vista deslumbrante do vale a partir de uma grande janela panorâmica.

A escada ‘cai’ no meio do espaço público da casa, com a cozinha e a sala de jantar no extremo norte e uma longa sala de estar que se prolonga em direção aos quartos e à master suíte. A cozinha alarga-se ao exterior mediante o grande beiral que cria uma pausa sombreada do sol quente de Sonoma.

A saliência cria um espaço de continuação neste espaço, já que o balcão da cozinha estend-se para a paisagem com um bar e uma área de churrasco, ao ar livre, bem como a sala de estar ao ar livre. A fachada de vidro da sala abre-se ao Vale de Sonoma, e o que vemos: o pôr do sol, uma paisagem perfeita para um jantar com amigos ou para desfrutar de um copo de vinho no final de um longo dia de trabalho.

O espaço ao ar livre é uma zona intermediária entre o jardim-horta e a fogueira sob um grande carvalho na colina. O layout de plano aberto exibe uma coleção de móveis inteligentemente projetados para promover a esta família vários recantos particulares. As cadeiras cor de laranja em frente à grande janela, a área de estar na cozinha, o deck da cozinha, as cadeiras do jardim… tudo somam espaços de estar ao ar livre.

As luminárias vintage e móveis industriais foram estrategicamente colocados na casa de modo a enraizá-la na sua herança agrícola.

Os móveis foram ainda selecionados segundo uma paleta dusty, iluminada pelo sol, para permitir que o brilho da casa reine, sugerindo que aqueles mesmos móveis sempre ali estiveram, há mito tempo!

O pátio de madeira e a área interna fundem-se graças ao design das portas do pátio, aumentando em área o espaço para a realização de jantares (até cem convidados) ou uma das aulas informativas de culinária de Hollie.

A cozinha é o coração da casa

“Foi a primeira vez que tivemos a oportunidade de projetar uma cozinha“, diz Hollie.

“Alguns elementos foram importantes: espaço para preparar alimentos e espaço para nos movimentarmos livremente, mas com inteligência – tudo de fácil alcance, que por definição não requer muito espaço, apenas um design bem pensado”.

Uma das principais características desta cozinha personalizada é a despensa oculta que armazena produtos secos, eletrodomésticos e os diversos pratos de cerâmica, travessas e copos que o casal guardou ao longo dos anos. As gavetas abertas são facilmente acessíveis para equipamentos de cozinha de uso diário. Uma mesa artesanal de madeira de nogueira foi projetada para jantares, a sós ou com os amigos.

Os materiais mais dominantes e arrojados da casa estão no exterior, onde o aço corten nos recorda aa localização rural do edifício e enraíza-o na paisagem de rocha vermelho-ferro, enquanto o cimento bruto, na base, acentua a natureza agrícola do cenário.

“Escolhemos o aço corten como material de revestimento pela sua resistência natural ao fogo e a sua ligação aos edifícios agrícolas do vale de Sonoma. O solo natural da encosta de Sonoma é muito rico em ferro, o que lhe confere uma cor enferrujada, fazendo a casa ligada de volta à terra ”, diz Casper Mork-Ulnes.

0
Would love your thoughts, please comment.x