Por a 20 Maio 2020

Projeto de iluminação do centro de exposições em Guangzhou. Um espaço de fantasia, invulgar, onde edifícios de várias formas ‘flutu’ no espaço.

Fotógrafo: Ligang Huang

À noite, quem passa pelo Heze Guangzhou Road, No.1 (Pequim), é atraído pelo espaço arquitetónico, refletido na água, remetendo-nos para a linguagem artística de Malevich – o russo Kazimir Malevich foi um artista de vanguarda e um teórico da arte, cujo trabalho e escrita pioneiros tiveram uma influência profunda no desenvolvimento de objetivo, ou arte abstrata, no século 20. A elevação do edifício é de vidro ultra-branco, altamente transparente, uma característica comum a todo o volume; os objetos, espaços, materiais e cores no interior do edifício são visíveis e inspirados na luz.

Para obter aos desejados efeitos visuais do uso da luz no espaço e a mudança onírica, as lâmpadas são divididas em duas partes – sendo uma delas luz amarela, quente, de 3000K, usada nos espaços comuns. O estúdio responsável pelo projeto de iluminação, Purilighting, adotou uma instalação totalmente vertical, em que as lâmpadas combinam-se com as nervuras verticais nas paredes / cortinas de modo a criar a ilusão de oculto.

Para maximizar o efeito anti-ofuscante no ambiente interno, considerando a grande quantidade de aço inoxidável com diferentes reflexividades e texturas, o desafio era complexo. A combinação de diferentes ângulos e distribuições de pontos de luz permite a combinação perfeita da luz ambiente e da iluminação de destaque no espaço.

O teto, iluminado com LED -temperatura de cor quente, de 3000K -, ecoa fortemente na chapa de metal, ao centro, o que permite a distinção entre dia e noite, bem como toda a aquela complexidade e ambiguidade.

Heze Guangzhou Road No.1 inicia uma tentativa e exploração da abrangência do potencial de luz, que parte da visão, mas vai além da visão. Esta é uma nova experiência de vida e um aceno do design ao futuro.

  

FICHA TÉCNICA

Área: 16600㎡
Área de Construção: 1600㎡
Datas de início e conclusão: 06/2018 / 2019
Design de iluminação: Beijing Puri Lighting Design Co., LTD.
Designer principal: Fang Hu
Equipa de design: Yahui Li, Qingzhu Li, Zhilin Tang, Min Zhang, Guofeng Zhang, Nan Luo.
Cliente: Shandong Qinjian Property Co., LTD.
Projeto de arquitetura: aoe
Fotógrafo: Ligang Huang


Puri Lighting Design

O estúdio Puri Lighting Design opera na área do design de ilumação e na pesquisa, usando a luz e a sombra como ferramentas, combinando arte, estética e tecnologia para projetos de arquitetura. Design de iluminação arquitetónica, design de iluminação interna, design de iluminação paisagística, planeamento de iluminação urbana, entre outros, dominam o seu espetro de atuação.

0
Would love your thoughts, please comment.x