Por a 6 Abril 2020

O designer ajuda-nos a rever algumas das nossas rotinas e práticas que agora, passando tantas horas em casa, se revelam ainda mais importantes quando o assunto é economizar.

Nuno: A sustentabilidade é um tema que me diz bastante. Fechados em casa, durante 24 horas, devemos ter cuidados redobrados. Vai poupar o planeta mas também vai poupar na carteira. Algumas dicas fáceis de pôr em prática.

ÁGUA Não deixe a água correr se não estiver a precisar; feche a torneira enquanto escova os dentes.

Projeto de Lígia Casanova, fotografia de Bruno Barbosa

HORA DO BANHO Antes de entrar no duche, há sempre desperdício – enquanto a água aquece, coloque um recipiente e utilize essa água para regar as plantas ou para lavar a loiça.

LOIÇA Quando lavar a loiça à mão, coloque-a num alguidar, deite água e detergente, lave bem os recipientes e afins, e só depois de tudo bem lavado deverá voltar a abrir a torneira para retirar o produto.

Pomax, Future Waves

LUZ, AÇÃO! Troque todas as lâmpadas de casa por LED, são mais duradouras e mais económicas; Seja na casa de banho ou na varanda, vale a pena poupar.

Karman, Black Out

‘TÁ FRIO Procure retirar tudo o que necessita do frigorífico de uma só vez. O constante abre-e-fecha do frigorífico obriga a gastar mais eletricidade para que o aparelho possa manter a temperatura ideal;

Ricardo Oliveira Alves Architectural Photography

REMOTE CONTROL Desligue a televisão sempre no botão e não no comando – quando desliga a TV no comando vai continuar a gastar electricidade.

João Peleteiro fotografia; loft em Lisboa

ESTAMOS JUNTOS Se em casa estiverem todos a ver o mesmo programa, não tenha várias televisões ligadas, aproveite para se encontrar com toda a família na sala de estar; é o momento de reunião.

APAGÃO Não deixe luzes ligadas quando não está na divisão;

Para casa de banho e cozinha, o modelo ST2015 da Simplehuman, é “hands-free” e ativado por voz

SEJAMOS VERDES É importante mantermos os hábitos da separação do lixo. Se não o fazia antes, está em boa hora de o fazer agora. E peça ajuda aos miúdos, todos devem colaborar.

A PALAVRA A…

Nuno Matos Cabral é o autor do blogue Primeira Casa da Rua e designer na empresa que leva o seu nome. Master em Design de Interiores no Politécnico de Milão, Nuno Matos Cabral colaborou com várias empresas e revistas, tem a sua própria linha de mobiliário e abriu a sua primeira loja em 2019.

Nuno Matos Cabral

Gostou deste post? Qual o assunto que gostaria de ver abordado pelos nossos convidados? Deixe o seu comentário e partilhe connosco as suas dúvidas. E não se esqueça, siga-nos no Instagram, Facebook e Pinterest

0
Would love your thoughts, please comment.x