Por a 15 Abril 2020

Detalhes que fazem toda a diferença marcam o estilo desta casa familiar em Cascais.

Fotografia: João Bessone / Produção: Maria do Amparo Santa-Clara

Luminosa, acolhedora e cheia de vida, esta casa na linha de Cascais é um projeto da responsabilidade de Alexandra Rodrigues, com decoração de Rosarinho Gabriel, da Coisas da Terra.

Inicialmente composta por três casas geminadas, a ideia da recuperação era unificar os espaços, dar-lhes um sentido de continuidade e consistência e, acima de tudo, melhorar alguns aspetos, incluindo aumentar as janelas para poder usufruir da paisagem e entrar mais luz, ter uma sala para toda a família e outra para os miúdos receberem os amigos. Importante também era existir um ateliê de estudo e uma sala de televisão separada de sala de visitas, tudo com o maior conforto possível!

De três casas, nasceu então uma nova grande casa.

Composta por duas salas familiares, uma de televisão, outra social, uma casa de jantar, uma sala para os mais novos e três quartos para os filhos, de diferentes idade e por isso com necessidades diferentes para as tarefas do dia-a-dia. E tudo isto com luz natural, vista para o exterior e ligação lógica entre todos os espaços.

O projeto foi um sucesso, seguido de uma intervenção decorativa por parte da designer Rosarinho Gabriel, que, com um projecto “chave-na-mão”, recebeu uma casa quase em branco com várias peças sem rumo e entregou uma casa superconfortável, familiar e convidativa, onde toda a família tem espaço para conviver e descontrair, juntos ou sozinhos!

Com o uso de marcas em que a proprietária e a decoradora confiam, como a TM Collection e a Coisas da Terra, a solução foi a combinação de mobiliário versátil e à medida das necessidades da casa.

A paleta usada é clean, com apontamentos de textura e muito recurso a vidro e espelho. Existe uma integração de peças de família com novas peças decorativas, numa simbiose perfeita entre o espaço e a decoração!

Nesta casa cheia de alma, a família, que já é grande, garante que as portas estão sempre abertas a amigos e familiares que adoram visitar, pois afinal o ambiente transparece todo um bem-estar e tranquilidade. E para receber as pessoas de que mais gostam, e mesmo no dia-a-dia, a casa está sempre composta com flores frescas e um aroma silvestre suave, que os amigos já conhecem como sendo “o cheiro” da casa.

A música é igualmente parte do ambiente. Para além do jazz, existe também um grande favorito, o “Roller Organ”, uma máquina da classe de música mecânica dos finais do séc. XIX.

Veja aqui todos os pormenores: