Por a 29 Abril 2020

Rodeada pelas casas tradicionais de Lawrence Park, um bairro com casas das décadas de 1910 a 1940, em Toronto, esta residência familiar contemporânea de 800 metros quadrados pés completa a envolvente, sem se misturar. O design contido e elegante, combina na perfeição paisagem, arquitetura e interiores.

Fotografia: Shai Gil

A empresa de design Cecconi Simone Inc., com sede em Toronto (Canadá), projetou o interior deste apartamento de modo a maximizar a luz natural do dia e as vistas externas para a piscina e o pátio.

Ao incluir uma paleta de materiais leve e sofisticada, a casa resultou num edifício elegante, aconchegante e convidativo. Chão de madeira clara, armários brancos e as extremidades pretas da lareira combinam-se com detalhes como os das tábuas de madeira resgatadas de um celeiro, escolhidas à mão para garantir a consistência.

A tubagem oculta e a ausência de anteparas maximizam a altura do teto em todos os espaços de convívio. O calor é introduzido através da textura e do movimento da luz; por seu turno, a paleta esparsa cria o cenário perfeito para a ousada coleção de arte da família.

“Assim que entramos, há uma linha de visão direta que se estende até ao jardim, nas traseiras. Para reforçar a sensação de espaço e ligação com o exterior, temos uma continuidade de acabamentos e iluminação, dentro e fora ”, diz Elaine Cecconi. “Da mesma forma, delineamos cuidadosamente as áreas pública e privada”.

Os proprietários adoram receber amigos e queriam que a casa refletisse isso mesmo, mas também desejavam que a casa funcionasse como um santuário para o agregado familiar, de quatro pessoas.

A zona pública da casa inclui uma área de hall com armários e as salas de jantar e de estar combinadas. Há um piano que se aninha junto à janela.

Uma escada de madeira contemporânea, atrás de um painel de vidro, exibe degraus flutuantes; as grandes janelas e uma clarabóia no topo da escada enchem o espaço com luz natural.

A cozinha é revestida com armários de vidro branco pintados por trás, atrás dos quais a maioria dos aparelhos e a TV são integrados.

Há lugares na ilha e uma mesa separada para jantares em família, enquanto uma churrasqueira e área de jantar ao ar livre oferecem espaço para refeições ao ar livre.

A despensa, revestida de tábua de madeira, divide a área privada da zona pública além. “Um dos nossos maiores desafios foi na cozinha: combinar o vidro branco dos eletrodomésticos com as portas dos armários de vidro adjacentes”, diz Cecconi. “É uma tarefa aparentemente simples, mas foi necessário um número extraordinário de amostras até o conseguirmos”.

A zona privada é mais casual e descontraída, mantendo a mesma elegância contemporânea. Com um espaço de volume duplo, a suíte oferece vistas dos dois andares com vista para o jardim e a piscina.
No andar de cima, este é um refúgio com vista, bem como o são os quartos das crianças com casa de banho privativa, e a suíte de hóspedes separada com dois quartos e um WC partilhado.

O nível inferior, o menos zero, integra zona de spa de apoio à a piscina, com vestiários, além de ginásio, home theater, sala de refeições climatizada e sala de jogos. Outra sala – parte biblioteca de música e escritório – exibe a impressionante coleção de discos de vinil dos proprietários.

A residência oferece o equilíbrio perfeito: é íntima mas generosa em escala; integra os interiores na natureza de uma maneira perfeita, segundo a arquiteta.

“O jogo da iluminação cria espaços mágicos à medida que a luz do dia se move pela casa, até à noite, altura em a iluminação é controlada com um sistema programável, e a casa se transforma.”



Cecconi Simone Inc. é um coletivo de design de interores premiado, propriedade de Elaine Cecconi e Anna Simone. Fundado em 1982, Cecconi Simone projetou alguns dos ambientes interiores mais bonitos e bem-sucedidos para os setores de retalho, corporativo, hotelaria e residencial no Canadá, Estados Unidos, Anguilla, Itália, Espanha, Emirados Árabes, Catar, Índia e China.

0
Would love your thoughts, please comment.x