Por a 23 Abril 2020

O estúdio de arquitetura delaVegaCanolasso, dirigido por Ignacio de la Vega e Pilar Cano-Lasso levou a cabo a ampliação de uma antiga oficina de pintura para transformá-la num refúgio de 50m2, em Madrid.

Fotografia: Imagensubliminal

Como se fosse um jogo de espelhos, a casa Madriguera (a toca), o projeto de ampliação do estúdio de arquitetura espanhol delaVegaCanolasso parte de uma pequena casa de jardim – e da oficina de pintura, adjacente -, com uma parede espelhada e, ao centro, uma janela circular com vista para um pequeno jardim e lago. Por seu turno, todo o verde imenso do jardim se reflete nesta superfície refletora. O óculo, por seu turno, é a sua principal característica, e garante a necessária entrada de luz natural dentro de casa.

Da memória descritiva: Desde as primeiras cavernas, decorreram séculos até se conquistar a privacidade da casa. Pátios frescos, entradas sinuosas, sombras precisas, o uso adequado da luz e dos efeitos óticos, pequenas aberturas em paredes espessas…

A arquitetura hoje parece ter-se esquecido da importância da privacidade e sucumbiu ao exibicionismo. Grandes janelas nas paredes, e nós sem olhar para nada, mostrando tudo. Trocando mistério por evidências.

A casa visa retornar à sua essência, reivindicando a importância do introvertido versus o extrovertido.

A casa La Madriguera é como um esconderijo, um lugar escondido. Um espelho que distorce, que expande o jardim, que confunde e protege. Não é possível ver o interior, um pouco mais adiante, mas há algo para lá do grande óculo prateado que atravessa a parede espelho.

A visão oposta, dentro, é invadida pela vegetação e um lago cheio de água. Esta peça (o óculo) está no espaço mais privado da casa – quarto e casa de banho.

Os demais espaços da casa, cozinha, sala de jantar, sala de estar e escritório, concentram-se no volume adjacente, a antiga oficina de pintura. Como estratégia, os móveis foram dispostos no perímetro, deixando a maior superfície possível livre e eliminando os espaços de circulação.

O teto branco deste espaço enche-o de luz durante todo o dia.
Construtivamente, foi escolhida uma solução estrutural de montagem rápida: perfís em U galvanizados que suportam painéis de madeira reciclada OSB.

O envelope fica completo com a aplicação de cortiça natural e isolamento de algodão reciclado. O interior é revestido com madeira de pinho, protegendo-o e tornando-o mais acolhedor.

O óculo, tal como os restantes trabalhos de carpintaria, é feito de aço galvanizado escovado, que reflete e difunde a luz do lado de fora. No alpendre, duas lanternas desse mesmo material abrem-se para o céu, banhando o espaço com luz.

FICHA TÉCNICA

Arquitetos: delaVegaCanolasso
Localização: Madrid, Espanha
Equipa: Ignacio de la Vega, Pilar Cano-Lasso
Cliente: Particular
Superfície: 50m2
Ano do projeto: 2019
Fotografia: Imagen subliminal (Miguel de Guzmán + Rocío Romero)
Fotografia das casas de banho: Pilar Cano-Lasso

0
Would love your thoughts, please comment.x