Por a 5 Março 2024

Um casal de atores, diretores e produtores, verdadeiros entusiastas do design, procuraram a experiência e estilo eclético de Kristen Becker, do estúdio Mutuus, para a sua nova casa — o segundo que a arquiteta desenvolve para estes clientes especiais —, que assina os projetos de arquitetura e de design de interiores.  

Projeto: Mutuus Studio / Fotografias: Kevin Scott / Texto: Isabel Figueiredo

A moradia, desenhada à medida, meio escondida entre um bosque de carvalhos no topo de uma colina, nasceu da vontade de os seus clientes viverem rodeados de bom design num espaço relativamente modesto. Considerando a envolvente e a vontade de simplificar, o casal de atores, realizadores e produtores, queria morar numa casa com uma área e visual próximos ao do loft-penthouse onde haviam habitado antes, em Nova Iorque.

O terreno, com um declive de 45%, representou um desafio, desde logo, para a equipa de design. Ultrapassado este quebra-cabeças, os arquitetos e designers concentraram-se na distribuição dos espaços e na melhor forma de aproveitar as vistas. Assim, numa homenagem às viagens dos clientes pela Irlanda e nas muitas visitas aos grandes castelos da Europa, a entrada faz-se pela parte superior do terreno, por via de um passadiço de madeira e aço, que atravessa um jardim secreto e conduz a uma monumental porta de bronze.

Coberto, este jardim secreto ilumina suavemente a casa-de-banho dos hóspedes, entrando a luz do dia por meio de uma clarabóia, dando a sensação de uma fortaleza protetora. Passando a soleira e descendo a escada, entramos numa sala de grandes dimensões, destinada a reunir amigos, enfatizando a sensação de acedermos a um grande salão, que reúne vários ambientes.

A área da cozinha destaca-se pelo uso de aço escurecido e armários folheados a nogueira com detalhes em latão. No mesmo espaço, a zona de jantar está equipada com cadeiras de couro em tom caramelo e uma mesa de jantar Finn Juhl.

A imponente lareira central circular funciona como um elemento de separação subtil entre a cozinha e a área de estar. Esta, por sua vez, vive de artefatos ecléticos, como máscaras africanas, uma mesa de bronze Willy Daro e o molde de um osso partido na infância, exibido como uma relíquia.  


Nesta sala multifuncional, as janelas Brombal de aço preto deixam passar a luz natural e permitem vistas únicas. A parede, ao fundo, é toda de vidro e está voltada para sul, revelando Los Angeles — uma imagem de tirar o fôlego. Uma das características mais notáveis da sala de estar é a janela pivotante com corrente e engrenagem de metal pesado, não apenas um gesto opulento que complementa os objetos e mobiliário escolhidos, como serve de acento tónico na ideia de espaços em constante mudança, de ambientes entrelaçados. Esta janela abre-se para o terraço, a leste, e para uma sala de jantar secundária, permitindo-nos descer em ziguezague até à piscina e aos quartos de hóspedes, destinados para o piso inferior. 

A casa é como uma coreografia experimental que rejeita a sequência tradicional de espaços. O fluxo contínuo permite um habitar descontraído e leve e tanto o layout como os tons, texturas e disposição dos móveis evidenciam a fusão perfeita de dois universos, o antigo e o novo, com ambientes que casam o estilo industrial-chique e o velho mundo. Uma conquista impressionante que ecoa a tradição do castelo medieval irlandês incorporando-a no estilo de vida contemporâneo californiano. Um novo e diferente aceno às Case Study Houses, já que a casa continua a explorar ainda mais a imagem ideológica da interseção de reinos espaciais e retrata uma presença contemporânea imponente no topo das colinas de Hollywood. 

A belíssima escada dupla separa a sequência de espaços em áreas privadas e públicas. Aquela que é considerada de uso público prolonga-se até à parte mais privada da casa e todos os espaços, sem exceção, estão intencionalmente aninhados na colina, aconchegantes e ancorados, reafirmando a sensação de acolhimento e de boas-vindas que assinala o fim da performance iniciada no passadiço de madeira. A paleta de materiais é simples. Os pisos e os degraus da escada, de carvalho antigo queimado, contrastam com as paredes de cimento moldado no local e com outras, revestidas com madeira de cedro manchado, bem como com os detalhes de aço e cobre escurecidos.

O projeto é eficiente, mas suporta um estilo de vida luxuoso naquela grande cidade. 

0
Would love your thoughts, please comment.x